O Flamengo perdeu para o Athletico por 3 a 0 durante a noite da última quarta-feira (14), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no estado do Espírito Santo. O duelo entre os rubro-negros foi válido pela 23ª rodada do Brasileirão após o retorno da competição que havia pausado para o cumprimento da data Fifa.
Com esse cenário, o Rubro-Negro carioca segue em quarto lugar com 39 pontos e chega pressionado para as finais da Copa do Brasil. Enquanto isso, a equipe com sede em Curitiba chegou aos 37 pontos e está na sexta posição da tabela.
Cerca de 11 dias sem disputar partidas, o clube carioca chegou para o confronto tendo o mando de campo e alterações na escalação. Com alguns desfalques, Gabigol e Pedro voltaram a formar dupla no ataque. Além disso, o técnico Jorge Sampaoli improvisou o volante Thiago Maia como lateral, fazendo com que o zagueiro David Luiz cumprisse a função no meio-campo.
O Flamengo o iniciou o jogo com alta intensidade e controlando as ações, porém, o elenco visitante soube se defender e logo conteve a pressão ao encontrar espaços para jogadas ofensivas de perigo, desta forma, equilibrando o duelo.
Aos 27 minutos do primeiro tempo, Vitor Bueno chutou de longa distância, porém a bola mudou o trajeto após desvio em Pedro no meio do caminho. O goleiro Matheus Cunha teve que se esforçar para defender com o pé cedendo o rebote para Cacá, que aproveitou a oportunidade e abriu o placar da noite.
Após um primeiro tempo de certa forma equilibrado, o treinador Jorge Sampaoli efetuou mudanças em sua estratégia inicial. Deste modo, o Flamengo voltou do intervalo com a entrada de Allan no meio-campo. Entretanto, o atleta sentiu ao longo da partida e teve que deixar o gramado ainda na metade da segunda etapa.
Na reta final do confronto nada mais deu certo para o clube da Gávea, que por sua vez, ainda ficou com um jogador a menos, devido a expulsão de Gabigol aos 23 minutos. Por outro lado, o Athletico não desperdiçou suas chances e ampliou a vantagem no placar. Aos 39 minutos, depois do erro de Léo Pereira na roubada de bola, Alex Santana arriscou de primeira e balançou a rede.
Durante os acréscimos, ainda sairia o terceiro gol. Após a bola ter sobrado na área da defesa do rubro-negro carioca, Rômulo driblou dois jogadores adversários mas foi derrubado por Everton Ribeiro. Consequentemente o pênalti foi marcado e Vitor Bueno decretou a vitória do time de Curitiba.
O Flamengo vira a chave e retorna aos gramados no próximo domingo (17) para o jogo de ida da final da Copa do Brasil contra o São Paulo, no Maracanã, às 16 horas.
Escalações
Flamengo
Matheus Cunha; Fabrício Bruno, David Luiz (Allan [Igor Jesus]) e Léo Pereira; Wesley, Thiago Maia, Gerson, Victor Hugo (Everton Ribeiro) e Cebolinha; Gabigol e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli
Athletico
Leo Linck; Madson (Bruno Peres), Cacá, Thiago Heleno e Lucas Esquivel; Erick, Hugo Moura (Alex Santana) e Bruno Zapelli (Willian Bigode); Vitor Bueno, Pablo e Cuello (Rômulo). O técnico é Wesley Carvalho. Técnico: Wesley Carvalho (interino)
Ficha técnica
Data e hora: 13 de setembro de 2023 (quarta-feira), às 21 horas e 30 minutos (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Mauricio Coelho Silva (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Alex Santana e Wesley (CAP), Everton Ribeiro e Jorge Sampaoli (Flamengo)
Cartão vermelho: Gabigol (Flamengo)
Gols: Cacá (27’/1ºT), Alex Santana (39’/2ºT), e Vitor Bueno (52’/2ºT)
Foto de capa: Reprodução/X
Reportagem de Gustavo Pinheiro, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Botafogo perde para o Flamengo, e sofre primeira derrota no “tapetinho” do Nilton Santos
LEIA TAMBÉM: Com gol nos acréscimos, Fluminense vence e chega ao quinto jogo sem perder

Pingback: Botafogo vai a Minas Gerais enfrentar o Atlético-MG | Agência UVA
Pingback: Vasco e Fluminense disputam clássico no Engenhão | Agência UVA
Pingback: Botafogo perde mais uma, agora para o Atlético-MG e vê Palmeiras encostar no Brasileirão | Agência UVA