Na última sexta-feira (01), o jovem piloto brasileiro Gabriel Bortoleto se tornou campeão da Fórmula 3, uma das categorias de acesso à grande Fórmula 1. Com apenas 18 anos, nascido em São Paulo e no seu ano de estreia, Gabriel é o primeiro brasileiro a garantir o título de campeão na categoria, apesar da passagem de nomes como Pedro Piquet e Pedro Nunes na competição.
Bortoleto manteve uma sólida campanha durante toda a temporada, com ampla vantagem na classificação, e mantinha-se muito perto do título desde a penúltima etapa ocorrida no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, onde por pouco não se tornou campeão. A decisão, então, ficou para a última etapa do campeonato, em Monza, na Itália, onde o título foi garantido antes mesmo da primeira corrida do fim de semana.
Sua vitória veio do treino qualificatório, o piloto da equipe Trident disputou na expectativa de que seus principais rivais, o espanhol Josep Maria Marti e o estoniano Paul Aron, não alcançassem a pole position, caso contrário somariam pontos o suficiente para continuar na disputa pelo título.
Gabriel é agenciado pelo bicampeão da Fórmula 1, Fernando Alonso, desde o ano passado através de sua empresa, a A14 Management. Começou sua carreira no automobilismo há apenas três anos, em 2020, anteriormente passou pela Fórmula 4 italiana e pela Fórmula Regional Europeia (FRECA). Atualmente ele está em negociamento com a Red Bull Racing para disputar a Fórmula 2 em 2024.
O piloto agora integra a lista de representantes do país no caminho rumo à Fórmula 1, que já conta com o campeão da Fórmula 2, Felipe Drugovich, como piloto reserva da equipe Aston Martin.
Foto de capa: FIA Formula 3/Divulgação
Reportagem de Giovanna Ventura, com edição de texto de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Vasco empata com o Bahia e briga para sair do Z-4 continua
LEIA TAMBÉM: Com gol nos acréscimos, Fluminense vence e chega ao quinto jogo sem perder

Pingback: Coco Gauff supera Sabalenka e conquista o título do US Open | Agência UVA