Cultura Multimídia

Holly Black comemora 20 anos de sua primeira publicação na Bienal do livro

A escritora, famosa pela trilogia "O Povo do Ar", falou sobre sua trajetória no mundo dos livros de fantasia para uma plateia cheia de fãs.

Uma das estrelas da Bienal do Livro 2023, a autora Holly Black, da trilogia de sucesso “O Povo do Ar” recebeu fãs e conversou sobre seus livros no domingo (3), no Rio Centro, com o influenciador Edu Luckyficious. Com mais de 20 obras publicadas e a maioria com a temática fantástica, a estadunidense respondeu perguntas e falou sobre seus livros mais famosos para uma plateia lotada de fãs animados, muitos vestidos como os personagens de suas obras.

Para celebrar os 20 anos de sua primeira publicação, “As Crônicas de Spiderwick”, a Editora Record lançou, durante a Bienal, uma edição especial dos cinco livros da série em um volume único. A obra segue a história de uma família que descobre um livro mágico no terreno de sua casa.

“Fico muito animada em ver leitores de minhas sagas mais recentes descobrirem ‘As crônicas de Spiderwick”, disse Holly.

Holly Black (à direita) passou por uma sabatina realizada pelo influenciador Edu Luckyficious. (Foto: Reprodução YouTube)

Ela pontuou também sobre a diferença do mercado editorial nos EUA da época do lançamento de Spiderwick para os dias atuais – em suas histórias mais recentes, por exemplo, como em o “Povo do Ar”, a autora escreve sobre personagens LGBTQIAP+, negros e asiáticos:

“Há muito mais representatividade atualmente do que há 20 anos, quando eu comecei, e respeito muito isso. Havia um período em que eram colocados avisos sobre esses conteúdos nas capas, e eles ficavam afastados nas prateleiras”, contou a autora.

Além do relançamento da obra no Brasil, sua adaptação para as telas também foi assunto na entrevista. O primeiro volume de Spiderwick foi adaptado em 2004 e lançado em 2008 (atualmente está disponível no YouTube Movie). Mas o livro terá um reboot em formato de série. Em primeira mão, a estadunidense disse que o material já está todo gravado mas a distribuição, que seria feita pelo streaming Disney Plus, não será mais realizada. Ela não desanimou os fãs e garantiu que já está à procura de outra plataforma para os episódios serem lançados.

“Foi através de Spiderwick que entendi que meu objetivo como escritora era falar sobre mundos fantásticos”, disse Holly. Desde então, a autora lançou outros livros com esse tema – o mais famoso, a trilogia “O Povo do Ar”, tem como protagonista a personagem Jude Duarte, uma humana que vai parar em Elfhame e tem um envolvimento amoroso com o rei desse país mágico, Cardan Greebriar.

Ao abrir para perguntas, alguns fãs perguntaram se ela pretende continuar a expandir o mundo de “O Povo do Ar” mesmo após o fim da trilogia. Holly respondeu que seu próximo livro será sobre essas criaturas fantásticas, mas não deu muitos detalhes.

“Será um livro de contos. Também pretendo lançar outras obras nesse nicho, mas com uma temática mais adulta”, revelou.

Ao final, Holly disse que adorou o Brasil e os fãs brasileiros, foi muito ovacionada pela plateia com gritos e comemorações. Em outro momento deste domingo, os fãs das obras de Holly Black participaram de um concurso de fantasias. Confira abaixo o vídeo que produzimos mostrando alguns dos “fantasiados”.

O canal da Bienal no YouTube está transmitindo as principais mesas e a de Holly Black pode ser acessada aqui:

Foto de capa: Karla Maia/ Agencia UVA

LEIA TAMBÉM: Autora de “Os Instrumentos Mortais” adianta que personagens brasileiros podem ter mais destaque em seus livros
LEIA TAMBÉM:“Escrever significa tentar encontrar minha voz”, afirma Lázaro Ramos em palestra na Bienal do Livro

Reportagem de Karla Maia, com edição de texto de Daniela Oliveira

1 comentário em “Holly Black comemora 20 anos de sua primeira publicação na Bienal do livro

  1. Pingback: Escritores independentes e editoras pequenas procuram visibilidade na Bienal do Livro | Agência UVA

Deixe um comentário