Cultura

“Um Ano Inesquecível”: autoras celebram adaptação para as telas

No 2o dia de Bienal do Livro, no Rio, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet se reúnem para falar da quadrilogia cinematográfica

No sábado (2), as autoras dos quatros contos de “Um ano inesquecível”, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet, e o diretor de uma das adaptações, Lázaro Ramos, se reuniram para um dos painéis de debate durante a Bienal do Livro, que está sendo realizada no Rio Centro. Os cinco falaram sobre a quadrilogia de filmes lançados na Prime Video e também sobre os contos, publicados pela editora Gutenberg.

A escritora do conto de Outono, Babi Dewet, começou falando o quanto foi especial para ela esse projeto, por ser a sua primeira obra adaptada.

“Me sinto extremamente sortuda por essa ter sido a minha primeira experiência no audiovisual. O melhor momento da minha vida, da minha carreira foi esse filme. A gente contou uma história linda no fim”, se orgulha ela.

O filme mantém a característica musical da autora: são 38 músicas ao longo da obra. O ator e diretor Lázaro Ramos procurou ter todo o cuidado com a adaptação. Durante a conversa, ele ressaltou como a escritora foi acolhedora a suas ideias. Babi comentou que estava aberta à mudanças: “Vamos fazer o que tiver que fazer para contar essa história da melhor forma possível”. O diretor completa dizendo sobre o quanto foi importante para o processo.

“Eu não estava sozinho, estava muito acolhido e com a base maravilhosa que era esse conto, que é lindo. Essa liberação fez com que pudéssemos agregar vozes e contar uma bela história”, salienta Lázaro.

Os filmes foram adaptados para a Prime Video e a quadrilogia completa está disponível para assistir desde o final de junho. (Foto: Divulgação/Amazon Studios)

O diretor lembra, curiosamente, que durante a aprovação do figurino reprovou a jaqueta verde de uma das cenas mais aguardadas pelos fãs. Após ler diversos comentários das leitoras sobre este trecho no livro, um dia antes da gravação, ele percebeu o que tinha feito. No dia da gravação remarcou a cena para à tarde e comprou a jaqueta online para entrega no mesmo dia.

Thalita Rebouças, uma amante do Carnaval, falou sobre a oportunidade de contar uma história de amor vivida nos bastidores da festa – seu conto de Verão é justamente “Amor e Carnaval”. Além do romance em si, a escritora ressalta a beleza dos barracões, o trabalho duro das pessoas que se preparam o ano inteiro para o desfile.

“Poder mostrar no filme, que acessa pessoas no mundo todo, um amor de Carnaval passado nos bastidores da minha escola do coração é muito especial. Realmente é muito bom falar de Carnaval e de amor!”, diz ela.

Por outro lado, Bruna Vieira decidiu escrever seu conto de Primavera, “Matemática das cores”, para se reconciliar com a matéria escolar. Ela buscou dar novo sentido à escola e seus desafios.

“A ideia era enxergar o desafio como uma oportunidade. Entender que quando a personagem está em processo de aprendizagem não é simplesmente sobre aprender matemática, mas perceber que ela é capaz do que quiser. Às vezes, a gente não pode escolher o que vamos enfrentar, mas precisamos encarar. É poderoso quando a gente descobre que é capaz”, diz Bruna

O conto de Inverno “Enquanto a Neve Cair”, de Paula Pimenta, surgiu de seu encanto pelo Valle Nevado, no Chile, que visitou em 2011 com seu marido.

“Fiquei com vontade de escrever uma história naquele cenário. Quando tive a oportunidade de escrever sobre uma estação do ano, não tive dúvidas e já sabia onde passaria à história”, pois também queria que mostrasse um inverno rigoroso, bem diferente do que encontramos no Brasil”, comenta Paula.

Na adaptação muita coisa foi mantida, mas foi necessário adaptar as idades dos personagens, pois a personagem central tinha 14 anos e as demais tinham 17. Com isso, foram inseridas pautas como ansiedade, solidão e luto que deram mais camadas para os personagens.

“A personagem cresceu, não é mais adolescente. Com isso, os dilemas cresceram também. Mas quem pensou nessas inserções foi a roteirista, dei alguns pitacos e pedi para mudar algumas coisas. Mas achei importante retratar os desafios de uma jovem, pois muita gente se identifica”, conta Paula.

Novidades das autoras
Paula aproveitou para anunciar que o livro “Minha Vida Fora de Série 5” chega ainda esse ano nas livrarias. “Que já está na reta final do livro e o seu prazo de entrega está acabando, final de setembro. “Estou escrevendo desesperadamente para poder finalizar”, conta. Sobre o filme de “Fazendo Meu Filme”, ela disse que não depende dela, mas que estão preparando algo especial e em breve os fãs terão novidades.

Já a próxima adaptação cinematográfica de Thalita Rebouças, “A Fada Veio me Falar”, está para ser lançada no próximo mês, estrelado por ninguém menos do que Xuxa Meneghel. Essa será a segunda adaptação do livro e a autora se diz estar feliz em contar essa história dessa vez, sendo este o seu livro favorito.

Thalita aproveitou ainda para contar como foi convidar a apresentadora e atriz para fazer o filme, que se viu surpresa pelo convite para ser fada aos 60 anos. Mas a escritora insistiu: “Você é a fada da minha vida e da de muita gente”.

Para finalizar, a mesa teve ainda a premiação do concurso promovido pela Amazon “Conto Inesquecível” que teve os convidados da mesa como jurados. Foram os ganhadores José Miguel (“Parto Eutócico”), Priscila Urano (“Uma História de verão”), G.H. Oliveira (“Nem Sempre É Para Sempre”), Pricilla Caixeta (“É de retalho o meu coração”) e Tati Alves (“Óbvio demais”).

Os artistas que participaram do painel e os ganhadore do “Prêmio Conto Inesquecível”. (Foto: Divulgação/Bienal do Livro)

Foto de capa: Nathalia Bittencourt/Agência UVA

Reportagem de Nathalia Bittencourt com edição de texto de Daniela Oliveira

LEIA TAMBÉM: Bienal do Livro cria memórias há 40 anos
LEIA TAMBÉM:
“Escrever significa tentar encontrar minha voz”, afirma Lázaro Ramos em palestra na Bienal do Livro

3 comentários em ““Um Ano Inesquecível”: autoras celebram adaptação para as telas

  1. Avatar de renato barbosa maciel
    renato barbosa maciel

    Excelente

  2. Avatar de Dalila Maciel
    Dalila Maciel

    👏👏Parabéns… excelente reportagem!

  3. Pingback: Bienal do Livro: bate papo sobre adaptações cinematográficas e gêneros de sucesso são os assuntos que agitam a programação | Agência UVA

Deixe um comentário