Esporte

Botafogo e Flamengo fazem clássico com volta de Tiquinho e Sampaoli ameaçado

Atacante do Glorioso volta após desfalcar as últimas rodadas, pelo outro lado, Flamengo traz mudanças no esquema e Pedro titular

O Botafogo recebe o Flamengo neste sábado (02) às 21h no Estádio Nilton Santos pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro em um dos jogos fundamentais da temporada. Além da importância de ser um histórico clássico carioca, o confronto pode ter um grande impacto no desempenho das equipes na competição. Enquanto o Botafogo segue líder mas foi eliminado da Sul-Americana, o Flamengo busca se aproximar do rival e ainda tem a final da Copa do Brasil pela frente. No primeiro turno, o Glorioso venceu o Rubro-Negro por 3 a 2 no Maracanã.

BOTAFOGO

O Botafogo recebe um reforço fundamental para o clássico. Agora que foi eliminado da Copa Sul-Americana, o time está totalmente focado na busca pelo título nacional e, para isso, conta com o retorno do atacante Tiquinho Soares. Recuperado de uma lesão no joelho esquerdo, Tiquinho pode começar como a partida como titular.

Tiquinho Soares é a chave da temporada do Glorioso

O camisa 9 é o artilheiro do Botafogo na temporada e no Campeonato Brasileiro, com 25 gols, dos quais 16 foram na competição nacional. O atacante se recuperou de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, sofrido no início de agosto, durante a partida contra o Cruzeiro, em Minas Gerais. Desde então, o Botafogo disputou seis jogos, com apenas duas vitórias, três empates e uma derrota. Esta derrota ocorreu na última quarta-feira, contra o Defensa y Justicia, marcando o fim da longa invencibilidade de 19 partidas.

Melhor jogador do Botafogo na partida do primeiro turno, Tiquinho Soares volta de lesão contra o Flamengo. (Foto: Vítor Silva/BFR)

Os números deixam claro o impacto de Tiquinho no desempenho do Botafogo. Não se limitando aos gols e assistências (foram oito em 2023), o jogador desempenha um papel importante na dinâmica de jogo da equipe de Bruno Lage. O camisa 9 frequentemente sai da área para participar da construção das jogadas e é ativo pelo lado esquerdo do campo, não se limitando à posição de centroavante. Além disso, desempenha papel como líder técnico e motivacional dentro de campo.

Chance de eliminar o Flamengo da briga pelo título

O Botafogo lidera com folga o Campeonato Brasileiro, acumulando 51 pontos, com 11 pontos sobre o vice-líder Palmeiras. A equipe carioca tem uma diferença de 15 pontos em relação ao seu rival da partida de hoje, que ocupa a 4ª posição. O alvinegro enxerga o clássico deste sábado como uma grande oportunidade para praticamente eliminar o Flamengo da corrida pelo título do Brasileirão. Caso vença, o Glorioso abriria uma vantagem de 18 pontos sobre o Rubro-Negro, restando 16 partidas na competição.

Bruno Lage enfrenta dúvida em relação ao meio-campo e nas pontas. Caso opte por manter Gabriel Pires no meio-campo, Tchê Tchê pode jogar pela ala direita, como fez contra o Defensa y Justicia. No entanto, se escolher utilizar dois pontas, Júnior Santos pode voltar ao time no lugar de um dos meio-campistas.

Provável escalação:

Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal; Marlon Freitas, Gabriel Pires, Eduardo; Tchê Tchê (Júnior Santos), Diego Costa (Tiquinho Soares), Victor Sá. Técnico: Bruno Lage.

FLAMENGO

A semana no Ninho do Urubu foi agitada, já que Jorge Sampaoli se encontra em uma posição delicada às vésperas da final da Copa do Brasil. O presidente Rodolfo Landim, que raramente é visto no dia a dia do Ninho, fez três visitas ao centro de treinamento e demonstrou apoio ao trabalho do treinador. Agora, resta saber se Sampaoli conseguirá corresponder a essa confiança ou se enfrentará mais dificuldades à frente da equipe.

Sampaoli flerta com demissão

Este teste é um dos maiores desafios do técnico pelo Flamengo. Além de enfrentar o líder do Campeonato, que está invicto em casa, Sampaoli também tenta manter o tabu flamenguista de nunca ter perdido para o Botafogo em ambos os turnos na era dos pontos corridos. Um resultado desfavorável para o Flamengo neste confronto pode intensificar as dúvidas em torno do treinador e sua permanência no cargo.

Jorge Sampaoli vive momento conturbado no Rubro-Negro e um bom resultado no clássico é fundamental para sua permanência. (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Durante os dias de preparação, Sampaoli experimentou diversas táticas para o confronto contra o Botafogo. É comum que o argentino explore diferentes situações de jogo com o elenco e mudanças táticas, mas a abordagem para este fim de semana parece ser bastante diferente. Surpreendendo a todos, o treinador planeja retornar a uma formação com três zagueiros, algo que não faz há mais de dois meses.

Pulgar na zaga, Pedro titular e estreia de Rossi no gol

Uma das novidades é a presença de Erick Pulgar atuando entre Fabrício Bruno e Léo Pereira na defesa. Sampaoli chegou a testar David Luiz nessa posição, mas optou pela qualidade de jogo com os pés de Pulgar. Outra mudança é a escalação de Pedro no ataque, que volta a ser titular após cinco partidas. O camisa 9 é o artilheiro do Rubro-Negro na temporada, com 27 gols em 42 jogos, sendo 31 deles como titular.

Após dois meses desde a sua contratação, o goleiro Augustín Rossi também foi testado entre os titulares e pode começar na vaga de Matheus Cunha pela primeira vez. Arrascaeta e Luiz Araújo, com lesões musculares, e Varela, com lesão no joelho, são desfalques.

Provável escalação:

Rossi (Matheus Cunha), Fabrício Bruno, Erick Pulgar e Léo Pereira; Wesley (Matheuzinho), Gerson (Igor Jesus), Allan, Everton Ribeiro e Ayrton Lucas; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X FLAMENGO

Data e horário: sábado, 02/09/2023, às 21h (de Brasília)

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro-RJ

Onde assistir: SporTV e Premiere.

Árbitragem: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistente 1: Neuza Ines Back (Fifa-SP)
Assistente 2: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)

Foto de capa: Arthur Barreto/BFR

Reportagem de Jorge Barbosa, com edição de texto de Anne Rocha

LEIA TAMBÉM: Botafogo vence o Bahia e mantém a invencibilidade em casa

LEIA TAMBÉM: Flamengo joga mal e empata com o Inter no Maracanã

1 comentário em “Botafogo e Flamengo fazem clássico com volta de Tiquinho e Sampaoli ameaçado

  1. Pingback: Após classificação na Libertadores, Fluminense enfrenta o Fortaleza | Agência UVA

Deixe um comentário