Cidade Evento

Defesa Civil fala do uso da tecnologia e da comunicação em palestra

Na segunda-feira (26), a Universidade Veiga de Almeida recebeu o Centro de Operações e a Defesa Civil para uma conversa sobre tecnologia e comunicação em grandes cidades

A Semana de Redução de Riscos de Desastres é realizada pela Defesa Civil, durante os dias 26 de junho a 02 de julho. Diversas atividades e palestras pelo Rio de Janeiro são organizadas com foco na conscientização da população, tendo como objetivo principal a criação de uma cultura de prevenção dos cidadãos cariocas. 

Para começar a semana, na segunda-feira (26), a Defesa Civil, por meio do subsecretário Rodrigo Gonçalves, participou do painel  “Gestão e monitoramento de grandes cidades”, no auditório da Universidade Veiga de Almeida. Além dele, estavam presentes Marcus Belchior, chefe-executivo, e Thiago Feres, chefe-executivo de comunicação, ambos do Centro de Operações Rio. O encontro debateu a utilização de novas ferramentas tecnológicas e a comunicação do COR com a população da cidade.

O Centro de Operações do Rio (COR) foi criado em 2010, durante o mandato do prefeito Eduardo Paes, por conta de chuvas e enchentes que foram um marco na cidade. Para o chefe-executivo Marcus Belchior, antes da COR, a comunicação entre população e prefeitura era escassa. Marcus explica que, por ser uma época que não existia aplicativos de comunicação e geolocalização como o Whatsapp e Waze, havia dificuldade de saber em tempo real o que acontecia no município.

“O Rio de Janeiro tinha apenas 60 câmeras espalhadas e só 12 funcionavam, quando íamos para o centro de monitoramento da Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-Rio), havia uma enorme incapacidade na tomada de decisão. Foi pensando nessas dificuldades que o prefeito Eduardo Paes decidiu criar o COR” – explica Marcus

Segundo o chefe-executivo de comunicação, Thiago Feres, o Centro de Operações se tornou referencia para a imprensa, acumulando 1.3 milhão de seguidores que acompanham diariamente as informações sobre a cidade. O profissional conta que o uso das redes sociais, em especial o Twitter, influenciou muito no dia a dia.

“Os jornalistas, sobretudo os radialistas, transmitem as informações através das nossas atualizações nas redes, criando uma relação e uma parceria entre a COR e a imprensa”, conta Thiago.

O aplicativo “COR.Rio” também é um canal comunicativo, onde o cidadão recebe alertas sobre incidentes, estágio operacional da cidade e previsão do tempo. O chefe-executivo ressalta a importância da busca pela informação e diz que o carioca precisa criar um hábito maior de se informar, pois vivemos em uma cidade maravilhosa, mas que tem seus problemas.

Marcus Belchior, Thiago Feres e Rodrigo Gonçalves em palestra mediada por Alexandre Araujo e Viviane Japiassú, para a Semana de Redução de Riscos de Desastres. (Foto: NFOTO)

Rodrigo Gonçalves, subsecretário da Defesa Civil, destaca o Sistema de Alerta nas comunidades. As sirenes são acionadas de acordo com um protocolo específico, referente ao volume de chuvas imediato e acumulado, sob o monitoramento da seção de meteorologia da Secretaria. Os equipamentos podem ser ligados de duas maneiras: remota, através do computador, ou manual, feito pela própria Defesa Civil. Rodrigo enfatiza que, quando as sirenes são acionadas, as pessoas que residem em áreas de risco devem se dirigir para os pontos de apoio.

Com o avanço da tecnologia, o COR tem como meta implantar inteligência artificial meteorológica, especialmente para eventos climáticos severos. Atualmente, o Centro de Operações coordena práticas para reduzir ou eliminar os impactos no Rio de Janeiro. Para isso, conta com 500 profissionais, 2 mil e 500 câmeras na cidade com estimativa de 10 mil até janeiro de 2024. Além de parceria com a NASA, onde uma rede de satélites identifica a possibilidade de deslizamento de terras.

Foto de capa: NFOTO

Reportagem por Mariana Motta, com edição de texto de Jorge Barbosa

LEIA TAMBÉM:Semana Acadêmica de Design Gráfico da UVA debate os desafios na carreira e IA

LEIA TAMBÉM:Recursos para construção de dois novos presídios no Rio são anunciados

0 comentário em “Defesa Civil fala do uso da tecnologia e da comunicação em palestra

Deixe um comentário