Nesta terça-feira (27), Pia Sundhage, técnica da seleção feminina do Brasil, anunciou as jogadoras convocadas para a Copa do Mundo 2023, sediada na Austrália e Nova Zelândia, que acontecerá entre 20 de julho a 20 de agosto. O evento foi realizado na Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro.
Um total de 26 jogadoras foram convocadas, sendo que 23 delas farão parte da seleção na Copa do Mundo, enquanto outras 3 atuarão como suplentes, em caso de lesões.
As convocadas:
Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);
Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians);
Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville);
Atacantes: Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).
As três suplentes são: Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).
No Grupo F do torneio, o Brasil fará sua estreia contra o Panamá, em Adelaide, no dia 24 de julho às 10h30 (de Brasília). Em seguida, enfrentará a França em Brisbane, no dia 29, e encerrará sua participação na fase de grupos contra a Jamaica, em Melbourne, no dia 2 de agosto.

Sobre a convocação, a técnica Pia Sundhage conta que há dez seleções favoritas ao título e o Brasil é uma delas:
“A gente está indo para a Copa do Mundo, temos os melhores países lá. Os dez melhores times têm chances de ganhar, e o Brasil é o oitavo. Quando falamos de desenvolvimento, esta é a chave. Muitas coisas estão acontecendo e não podemos olhar só para o nosso país. O céu é o limite. Se o Brasil tem chance de ser campeão? Com certeza!” – afirma a técnica
Pia Sundhage também comentou sobre a convocação de Marta, aos 37 anos, e eleita melhor jogadora do Mundo por seis vezes:
“É muito especial (…) Podemos imaginar, se ganharmos o primeiro jogo, o que isso vai fazer com o Brasil e a Marta? O Brasil não é uma só jogadora, mas um time. A Marta é a melhor por ser a melhor jogadora em equipe. Nós gostaríamos de ganhar para o Brasil, e a Marta é brasileira.”
As convocadas se apresentam nesta semana para o início das preparações. A primeira etapa das atividades será realizada em Gold Coast, Austrália. Logo depois, a equipe se deslocará para Brisbane, cidade escolhida como base do Brasil durante a competição.
Antes do início da Copa do Mundo, a seleção brasileira fará um amistoso para se despedir da torcida contra o Chile, no Estádio Mané Garrincha em Brasília, no domingo, dia 2.
Foto de capa: Thais Magalhães/CBF
Reportagem de Jorge Barbosa
LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo Feminina 2023: saiba tudo sobre a competição
LEIA TAMBÉM: Nike apresenta o novo uniforme da Seleção Brasileira Feminina

Pingback: Com promessa de casa cheia, Flamengo enfrenta o Fortaleza e mira encostar na liderança | Agência UVA
Pingback: Desfalcados de seus craques, São Paulo e Fluminense se enfrentam no Morumbi | Agência UVA