O Flamengo venceu o Grêmio por 3×0 neste domingo (11) no Maracanã pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Everton Cebolinha, Pedro e Bruno Henrique, rubro-negro chegou à 3° colocação da competição e mantém 10 jogos sem perder na temporada.
Jorge Sampaoli trouxe algumas novidades na formação inicial. Ayrton Lucas foi poupado, e Everton Cebolinha assumiu a posição na ala esquerda. Gabigol e Léo Pereira, ausentes nos jogos contra Vasco e Racing (ARG), retornaram ao time titular. Pedro, artilheiro do time na temporada, começou como reserva.
Primeiro tempo
A primeira tentativa de finalização do Flamengo ocorreu aos 2′ minutos. Arrascaeta cobrou falta na área, Erick Pulgar, desmarcado, tentou de cabeça, mas a bola saiu para fora. O Grêmio revidou logo em seguida. Cuiabano avançou pela ala esquerda e fez um cruzamento rasteiro, Villasanti se antecipou a David Luiz, mas a bola passou pelo lado de fora das redes. Com 10′ minutos, quase um gol de placa para o Grêmio. Suárez e Cristaldo tabelaram, e o meio-campista tentou um voleio de fora da área, passando perto da trave de Matheus Cunha. A resposta veio no contra-ataque. Wesley arrancou pela ala direita e tocou para Gabigol. O camisa 10 chutou com a perna direita, mas Bruno Uvini bloqueou a tentativa.
Everton Cebolinha faz valer a Lei do Ex
Apesar das chances do Grêmio, foi o Flamengo que abriu o placar. Aos 23′ minutos a equipe gaúcha teve problemas na saída de bola, Wesley recuperou, chegou à linha de fundo e encontrou Everton Cebolinha dentro da área. O número 11 teve dificuldades para dominar devido às condições do gramado do Maracanã, mas conseguiu finalizar sem chances para Gabriel Grando: Flamengo 1 x 0 Grêmio.
Foi o terceiro gol do atacante no ano, que se destacou no time de Porto Alegre.
Após o gol, o Grêmio chegou novamente com perigo. Cristaldo arriscou um chute de fora da área, mas a bola saiu perto da trave. Com 32′ minutos, o Flamengo respondeu. Mais uma vez, Wesley, explorando as costas do lateral Cuiabano, chegou à linha de fundo. Gabigol finalizou dentro da área, mas parou em Gabriel Grando. Após um início de primeiro tempo agitado, a reta final teve menos emoções, e o rubro-negro foi para o vestiário com a vantagem.
Segundo tempo
No intervalo, Jorge Sampaoli realizou duas alterações. Léo Pereira e Gabigol deixaram o campo, dando lugar a Ayrton Lucas e Pedro. Segundo comunicado oficial do clube, as substituições foram feitas por uma questão de “controle de carga”, uma vez que ambos estavam retornando de lesões. Com a bola rolando, foi o Grêmio que criou a primeira oportunidade do segundo tempo. Bitello recebeu na área, driblou David Luiz e chutou por cima.
Assim como no primeiro tempo, o Flamengo balançou as redes quando o Grêmio estava em um momento melhor no jogo. O rubro-negro apertou a marcação e recuperou a bola no campo de ataque. A jogada chegou aos pés de Pedro, que arriscou rasteiro, no cantinho, sem chances de defesa para Gabriel Grando. Flamengo 2 a 0.
O Grêmio continuava em busca do gol, principalmente através de cruzamentos na área, que foram bloqueados por Matheus Cunha e pela defesa do Flamengo. Os gaúchos conseguiram uma jogada trabalhada apenas aos 42′ minutos. Suárez, de voleio, quase balançou as redes. Aos 44′, o uruguaio teve a melhor chance. Com um chute de categoria, a bola atingiu as duas traves, mas não entrou. O Flamengo respondeu aos 45′ com Gerson encontrando belo passe para Bruno Henrique. O camisa 27 tentou encobrir o goleiro, mas chutou para fora, causando lamentações por parte da torcida, que aguardava ansiosamente pelo gol do atacante após a grave lesão.
Bruno Henrique marca após 10 meses afastado por lesão
Aos 51′ minutos, o Maracanã foi tomado pela emoção com o gol marcado por Bruno Henrique. Gerson realizou uma jogada brilhante pela esquerda e fez um cruzamento preciso no segundo poste. O camisa 27 saltou e marcou seu primeiro gol após a grave lesão no joelho que o afastou dos gramados por mais de 10 meses. O atacante não conseguiu conter as lágrimas e explodiu o Maracanã de felicidade por parte da torcida.
Com a vitória, o Rubro-Negro alcançou a terceira colocação do Brasileirão com 19 pontos. O Grêmio, com 17 pontos, é o sexto colocado.
O calendário do futebol brasileiro sofrerá uma pausa devido à Data FIFA, devido a amistosos das seleções. O Flamengo terá cinco jogadores que não poderão participar do período de treinamento com Jorge Sampaoli. Ayrton Lucas e Pedro se apresentarão à seleção brasileira, Erick Pulgar e Arturo Vidal ao time nacional do Chile, e Guillermo Varela representará o Uruguai. O próximo jogo do rubro-negro está marcado para o dia 22 de junho, contra o Bragantino, fora de casa, às 21h30 (horário de Brasília).
Ficha técnica
Flamengo x Grêmio – 10ª rodada do Brasileirão
Data: 11 de junho de 2023
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA) e Kleber Lucio Gil
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)
Cartões amarelos: Kannemann, Suárez, Bruno Uvini (GRE)
Gols: Everton Cebolinha (23’/1ºT), Pedro 19’/2ºT), Bruno Henrique (50’/2ºT).
Foto de capa: Gilvan de Souza/CRF
Reportagem de Jorge Barbosa, com edição de texto de Anne Rocha
LEIA TAMBÉM: Vasco sofre mais uma derrota e se mantém na zona de rebaixamento
LEIA TAMBÉM: Botafogo vence Fortaleza e se assegura na liderança

Pingback: Fluminense empata com Goiás fora de casa | Agência UVA