Cultura

O mais novo espaço cultural carioca

escolhida3Completando mais de três meses de reinauguração, a Praça Mauá está a todo vapor. Após ficar quatro anos fechada, desde a derrubada da Perimetral, o local passou por obras intensivas para ficar pronto e repaginar o Porto do Rio de Janeiro. Com uma nova estrutura, que deixa o espaço mais amplo e bonito, o local agora conta com eventos culturais e gastronômicos.

Em torno da Praça Mauá estão localizadas, também, atrações culturais, como o Museu de Artes do Rio (MAR) – que conta com eventos e exposições em geral – e o Museu do Amanhã, que expõe obras voltadas para a ciência. A área traz em si muita história para contar, a exemplo da Pedra do Sal, que recebeu esse nome porque era onde o sal importado de Portugal era descarregado por escravos africanos que trabalhavam nos cais. O local virou reduto do samba, e recebeu grandes nomes da música, como Pixinguinha. Até hoje acontecem encontros às segundas.

A parte gastronômica também é atração. No Morro da Conceição, o restaurante Imaculada fica lotado todos os dias, assim como o tradicional Angu do Gomes, na Sacadura Cabral. Ambos são opções boas e baratas para aproveitar o passeio.

escolhida2

Não é só o prato que é colorido na Praça Mauá. Entre as novidades da reinauguração, está um grande letreiro, de 25 metros de cores vívidas, com a inscrição “#cidadeolimpica”, já adiantando o clima dos Jogos Rio 2016. “Aos fins de semana agora venho com meus filhos passear e tirar fotos. Antes era escuro e perigoso, agora sinto mais segurança em curtir esse pedaço do Centro”, declara Ana Rodrigues, moradora do Morro da Conceição.

Mas não é só de flores que é feito esse jardim. Mesmo com novas vias na região, como o Túnel 450 e a Via Binário, a piora no trânsito tem sido uma das principais queixas dos que trabalham e frequentam a área. “Todos os ônibus que vinham da minha casa até essa parte do Centro tiveram os itinerários modificados por causa das obras. Agora tenho que descer na Av. Presidente Vargas e caminhar cerca de 15 minutos até o trabalho”, comenta a moradora da Tijuca, Gisele Lopes.

escolhida1.jpg

Para Paulo Soares, que trabalha em uma das ruas da região, as obras do VLT têm atrapalhado o fluxo dos carros. “Com o fechamento de uma das faixas desse pedaço da Av. Rio Branco, tenho demorado cerca de 40 minutos num percurso que antes demorava 10 minutos”, comenta o frequentador.

Entre prós e contras, uma questão é unânime: a Praça Mauá agora é o novo reduto dos moradores e turistas da cidade. As obras de reestruturação trouxeram reclamações, mas o saldo é positivo. Um novo espaço surge agora e começa a se reafirmar como um novo ponto turístico da Cidade Maravilhosa.


Marcia Silva- 6º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “O mais novo espaço cultural carioca

  1. Pingback: Responsáveis pelo Amanhã |

Deixe um comentário