Parece que agora vai. Muito aguardado pela comunidade, o filme “Chatô – O Rei do Brasil” conta a história de um dos maiores magnatas da imprensa brasileira, Assis Chateaubriand (1892-1968). O longa tem previsão de estreia para o dia 19 de novembro, segundo o diretor Guilherme Fontes.
Tendo como base a biografia de Chateaubriand, escrita pelo jornalista Fernando Moraes, o longa está em fase de produção há mais de 20 anos e dava sinais de que seria só mais uma lenda do meio cinematográfico nacional.
Em meados da década de 90, Guilherme – que até então tinha 28 anos – só havia trabalhado em emissoras de TV, mas tinha a ambição de produzir um longa-metragem. Por meio de Incentivos Fiscais, o diretor conseguiu arrecadar 65 milhões de reais para fazê-lo.

Por não ter apresentado o resultado final, isto é, o filme pronto, o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a condená-lo no fim do ano passado a devolver os recursos financeiros captados e a pagar uma multa acrescida em 5 milhões de reais. Guilherme recorreu e aguarda o julgamento.
Além de Fontes, que interpreta um apresentador de televisão, o elenco conta com Paulo Betti, que se passa por Getúlio Vargas, e Gabriel Braga Nunes, que da vida a um jornalista ambicioso. Letícia Sabatella, Andrea Beltrão, José Lewgoy e Walmor Chagas – esses dois últimos já falecidos – completam o elenco.
O filme do homem que foi fundador dos “Diários Associados” – que chegou a reunir dezenas de jornais, revistas e estações de rádio, além de ter sido o responsável por trazer a televisão para o país, a TV Tupi, em 1950 – chega às telonas prometendo trazer nostalgia ao público mais antigo.
Lucas Aguiar – 6º Período
0 comentário em “Após 20 anos de espera, “Chatô” chega em novembro nos cinemas”