Cinema Cultura

Após 20 anos de espera, “Chatô” chega em novembro nos cinemas

Parece que agora vai. Muito aguardado pela comunidade, o filme “Chatô – O Rei do Brasil” conta a história de um dos maiores magnatas da imprensa brasileira, Assis Chateaubriand (1892-1968). O longa tem previsão de estreia para o dia 19 de novembro, segundo o diretor Guilherme Fontes.

Tendo como base a biografia de Chateaubriand, escrita pelo jornalista Fernando Moraes, o longa está em fase de produção há mais de 20 anos e dava sinais de que seria só mais uma lenda do meio cinematográfico nacional.

Em meados da década de 90, Guilherme – que até então tinha 28 anos – só havia trabalhado em emissoras de TV, mas tinha a ambição de produzir um longa-metragem. Por meio de Incentivos Fiscais, o diretor conseguiu arrecadar 65 milhões de reais para fazê-lo.

Poster Chatô – O Rei do Brasil
Poster Chatô – O Rei do Brasil

Por não ter apresentado o resultado final, isto é, o filme pronto, o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a condená-lo no fim do ano passado a devolver os recursos financeiros captados e a pagar uma multa acrescida em 5 milhões de reais. Guilherme recorreu e aguarda o julgamento.

Além de Fontes, que interpreta um apresentador de televisão, o elenco conta com Paulo Betti, que se passa por Getúlio Vargas, e Gabriel Braga Nunes, que da vida a um jornalista ambicioso. Letícia Sabatella, Andrea Beltrão, José Lewgoy e Walmor Chagas – esses dois últimos já falecidos – completam o elenco.

O filme do homem que foi fundador dos “Diários Associados” – que chegou a reunir dezenas de jornais, revistas e estações de rádio, além de ter sido o responsável por trazer a televisão para o país, a TV Tupi, em 1950 – chega às telonas prometendo trazer nostalgia ao público mais antigo.


Lucas Aguiar – 6º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Após 20 anos de espera, “Chatô” chega em novembro nos cinemas

Deixe um comentário