Saúde

Comer bem não faz mal a ninguém

Na última quarta-feira (21), a Universidade Veiga de Almeida foi palco do VIII Fórum Acadêmico de Nutrição, realizado no auditório, salas multimídia e laboratório da instituição. O evento coordenado pelos professores Gustavo Chicaybam e Adriana Marques, tem como objetivo levar aos, tem como objetivo levar aos estudantes mais conhecimentos sobre o novo guia alimentar como ferramenta para o estimulo para alimentação saudável. Durante o dia, palestras e minicursos foram executados com a finalidade de transmitir experiência a todos os presentes.

luana aquino

Luana Aquino, professora da UFRJ de Macaé, conduziu a palestra, chamada “O novo Guia Alimentar para a população brasileira: princípios e aplicações”. Ela esclareceu a dimensão do guia como equipamento e passou aos estudantes de nutrição a necessidade de ler o guia. A especialista também explicou o porquê é preciso atualiza-lo de tempos em tempos devido ao grande desafio da alimentação brasileira, que é a variedade de polos, como o excesso de peso a problema de carências nutricionais.

tatiana feijoCom o desejo de instigar e fazer um processo de reflexão dos alunos a professora da INJC-UFRJ, Tatiana Feijó, comandou a palestra ‘’O que sabemos sobre os alimentos processados e ultraprocessados?’’. A profissional abordou temas como o problema do excesso de sal, açúcar e gordura saturada, presentes nos produtos fabricados na indústria e, também, sobre os aditivos alimentares existentes nos nutrientes quem são considerados “ultraprocessados”.

‘‘Existe um mito que qualquer alimento que passa pelo processo de industrialização, por si só não tem o atributo que tinha antes, quem produz não se importa com a qualidade nutricional’’, explica o professor de nutrição Clitor Fernandes, último palestrante da parte da manhã. Ele tentou desconstruir essa ideia de mostrar que as industrias já estão pensando em como adicionar nutrientes nas mercadorias.

Na parte da tarde o evento contou com a realização de 6 minicursos, em média 50 pessoas participaram em cada um dos cursos. Os temas oferecidos foram: “Métodos de avaliação em consumo alimentar: possibilidades a partir do Guia Alimentar”, ministrada pela professora Luana Silva Monteiro; “Nutrição, Marketing e as diferentes oportunidades”, professora Larissa Mathias; “Suporte Nutricional Domiciliar: atuação do nutricionista clínico”, professor Luiz Gagliardo; “Análise sensorial na nutrição e ciência de alimentos”, professor Rafael Cadena; “Vigilância Sanitária e controle de qualidade em Unidades de Alimentação e Nutrição”, lecionada pelo professor Raphael Miranda.

No Laboratório de Nutrição e Técnica Dietética, a professora Luciana Manhães aplicou o minicurso “Gastronomia Funcional – Trocas Inteligentes”. A dinâmica consistia em oferecer algumas atividades práticas para os alunos, uma delas era convidar os presentes a produzir um hambúrguer saudável. Mesmo sendo de carne bovina, a porcentagem de gordura saturada foi reduzida com outros ingredientes menos gordurosos e calóricos.

Professora Luciana Manhães durante minicurso no laboratório de nutrição
Professora Luciana Manhães durante minicurso no laboratório de nutrição

“Nosso papel dentro da docência da nutrição é passar um pouco desse conhecimento para os alunos, no sentido de fazer trocas inteligentes. Mudar ingredientes de algumas receitas básicas, por outros que são mais saudáveis. E mesmo assim manter o sabor daquela preparação. Com isso vamos passar a incentivar a população a comer alimentos mais saudáveis com o mesmo sabor. O minicurso aqui no laboratório focou nisso, ao ensinar aos alunos usando o novo Guia Alimentar”, diz a professora Luciana Manhães.

No período noturno, mais três rodadas de palestras encerraram o VIII Fórum de Nutrição. A professora Amanda da Silva Franco falou sobre “Segurança Alimentar e Nutricional: A prática da intersetorialidade”, logo em seguida a professora-doutora do INJC-UFRJ, Aline Mello falou de “Estratégias para elaboração de cardápios saudáveis” e por último a professora Nathália da Rocha Rodrigues abordou o tema “Alimentos orgânicos e alimentos transgênicos: narrativas e controvérsias”.

Todo ano, o Fórum Acadêmico cumpre seu papel social angariando elementos dos participantes. A meta é arrecadar uma tonelada. Parte das doações será destinada às vítimas da explosão em São Cristóvão e outra encaminhada para instituições de caridade.


Rodrigo Soares- 4° Período.
João Vitor Barros- 4° Período.
Vinícius Fernandes- 4° Período.

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Comer bem não faz mal a ninguém

Deixe um comentário