Filmes de diversos gêneros, como comédia, drama e animação, entram em cartaz nessa sexta-feira, dia 11 de dezembro. O público infantil tem acesso livre ao novo filme da Disney, “A princesa e o sapo”. Já os adolescentes vão poder observar as dores e as delícias da juventude em “Uma vida sem regras”. Os adultos podem conferir o drama brasileiro “Praça Saens Peña”, com gostinho carioca, e também o hollywoodiano “Invictus’. Essas são algumas estréias dessa semana.
A biografia “Invictus” sobre o ativista sul-africano Nelson Mandela dirigida por Clint Eastwood entra em cartaz. Para o papel principal, o ator Morgan Freeman foi escolhido pelo próprio Mandela e é um dos favoritos ao Oscar 2010. O filme retrata como Mandela levou o campeonato mundial de rúgbi de 1995 para a África do Sul, utilizando a equipe do país para unir os sul-africanos e amenizar as tensões raciais entre negros e brancos. O ativista chegou a ser preso durante 27 anos pelo seu trabalho como militante para acabar com o apartheid na África do Sul. Uma história de vida real emocionante e surpreendente.
As fãs do vampiro mais badalado dos últimos tempos, Edward Cullen, podem admirar o seu intérprete, Robert Pattinson, em seu novo filme “Uma vida sem regras”, de Oliver Irving. Na verdade, o longa não é tão recente assim, já que foi rodado em 2007, antes mesmo do sucesso do ator com o personagem da saga Crespúsculo. A comédia-dramática é sobre Art, um rapaz frustrado de 20 anos, que é abandonado pela namorada e tem de voltar à casa dos pais. Seus únicos amigos são Ronny, que vive trancafiado em casa, e Nikki, o sortudo da turma. O filme sugere uma reflexão sobre a relação problemática com a família e a importância da amizade.
A Zona Norte carioca retratada na telona. Esse é o cenário do brasileiro “Praça Saens Peña”, de Vinícius Reis, que traz a história de Paulo, um professor de literatura do Ensino Médio, que leva uma vida de classe média com a sua família. Para conquistar o sonho de ter uma casa própria, Paulo aceita a proposta de escrever um livro sobre a Tijuca, bairro em que reside. A decisão de Paulo acaba transformando-se em uma crise familiar, que coloca em risco um relacionamento de 20 anos. O filme possui grande elenco com a participação de Chico Díaz e Maria Padilha.
Dezembro é o início das férias escolares da criançada. Para agradar esse público jovem entra em cartaz o novo filme da Disney “A Princesa e o sapo”, de Ron Clements. Dispensando todos os recursos gráficos mais modernos que existem, o longa foi feito usando a tradicional técnica de papel e lápis. O longa é sobre o romance entre a princesa Tiana e o príncipe Naveen, tendo Nova Orleans dos anos 20 como cenário. É a primeira animação que traz uma princesa negra como protagonista do enredo.
O filme dentro do filme
A obra mais complexa de sua carreira. É assim que o espanhol “Abraços Partidos”, de Pedro Almodóvar, foi definido pelo próprio diretor. O filme cult badalado está despertando diversas críticas entre o público, mas há uma unânime: de fato, o longa é genial. A sequência de cenas e acontecimentos vão se juntando como um quebra-cabeça inteligente, prendendo com entusiasmo a atenção do telespectador. A ideia de criar um filme dentro do filme já é conhecida em outras obras de Almodóvar, como “Fale com ela” e “Má educação”.
O elenco do longa também é um charme à parte, principalmente pela atuação de Penélope Cruz, musa do diretor, com a envolvente Lena. Outro destaque é a interpretação brilhante de Lluís Homar, que não deixa o espectador se perder no vai e vem das lembranças do protagonista. A história no todo é cativante e chega a ser até emocionante em alguns trechos. Uma boa oportunidade para quem não conhece, conhecer o perfil cinematográfico do diretor e para quem já conhece, um dos melhores filmes de sua carreira como cineasta.
Mônica Turboli • 6º Período
0 comentário em “Crianças, adolescentes e adultos podem garantir presença nas estréias da semana”