Grandes sucessos nacionais e internacionais estreiaram na última sexta, dia 4 de dezembro. Para abrir a lista, o drama espanhol “Abraços Partidos”, de Pedro Almodóvar, traz a atuação de sua queridinha Penélope Cruz. O brasileirinho “É proibido fumar” conta uma história urbana e bem-humorada. A turma do terror pode se preparar para ver o inquietante e perturbador “Atividade Paranormal”. Os gêneros variam de drama-intelectual a terror-espiritual para agradar todos os gostos.
Um filme dentro de um filme. Assim se passa a trama de “Abraços Partidos”, do cultuado Pedro Almodóvar, que disse que esta trata-se de sua obra mais complexa. O diretor apresenta um jogo de duplicidade através do protagonista, que tem dois nomes no longa, cada um usado em épocas diferentes. No tempo presente, ele é um escritor cego, conhecido apenas pelo pseudônimo Harry Caine. No passado que ele não quer recordar, ele é Mateo Blanco, um conceituado cineasta que tem um caso com a atriz Lena. No elenco, Almodóvar mantém a sua musa inspiradora de “Volver”, Penélope Cruz, e o seu parceiro de “Má Educação”, Lluís Homar. Um filme que possivelmente será indicado ao Oscar.
O longa nacional “É proibido fumar”, de Anna Muylaert, traz uma divertida história sobre amor e cumplicidade. Fumante obsessiva, a professora de violão Baby se envolve com o seu vizinho, que é músico, recém-divorciado e anti-tabagista. Ícones nacionais da dramaturgia, Glória Pires e Paulo Miklos dão o tom certo de leveza à comédia-romântica. O cenário urbano com ruas congestianadas e apartamentos pequenos contextualiza a questão do amadurecimento e da solidão.
Um dos maiores sucessos de terror em 2009 nos Estados Unidos, “Atividade Paranormal”, do estreante Oren Peli, usa a fórmula de filmagem de “A Bruxa de Blair” para pregar sustos nos telespectadores. A história é sobre um jovem casal que se muda para uma casa onde fenômenos paranormais começam a acontecer. No filme, o diretor induz o público a ver a trama como algo verídico com agradecimentos a famílias que presenciaram perseguições espirituais. Quem gosta de filmes de terror, principalmente dos sustos, não pode deixar de assistir o longa.
Mônica Turboli • 6º Período
0 comentário em “Risadas, sustos e reflexão nas estréias da semana”