A fachada pichada e a grama alta é só o começo de uma série de problemas que incluem a falta de estrutura básica, como mesa e cadeiras, longas filas de espera e até teto com perigo de desabar. Esta é a situação precária em que se encontra o Posto Municipal de Saúde Ernani Braga, localizado em Santa Cruz, Zona Oeste da Cidade. Tanta negligência do poder público com a saúde atinge diretamente os moradores do bairro que não têm outra alternativa a não ser enfrentar essas dificuldades em busca de atendimento.
Enquanto espera por mais de quatro horas na fila, a Gerusa Siveira, 72 anos, aproveita para denunciar o motivo de tanta demora para ser consultada. “Alguns médicos estão sempre faltando, aí não dá para atender todo mundo e só quem está mais necessitado ganha a senha para falar com o doutor. Quem não consegue, volta no dia seguinte e tenta de novo”, afirma.
O posto recebe em média 80 pessoas por dia, mas apenas 44 conseguem atendimento, 22 no turno da manhã e 22 à tarde. Ou seja, quase 50% não conseguem ser atendidas.
Além desses problemas gerenciais, a estrutura do posto também está comprometida, já que a construção foi feita com material pré-moldado, previsto para durar por 10 anos. Mas o posto existe há mais de 20 anos e não tem previsão para fechar.
O teto está caindo e, para não desabar, a direção colocou uma viga de madeira para suportar a armação. Mas a madeira começou a rachar ao meio, o que coloca em risco a vida de quem trabalha ali ou busca atendimento.
Mas não são apenas esses os problemas que atingem os funcionários do posto. Eles reclamam de pagamento atrasado e também da falta de materiais fundamentais para o atendimento, já que não há nem o suprimento necessário para fazer curativos.
A Secretaria Municipal de Saúde não se pronunciou sobre o caso, mas os moradores e lideranças políticas locais afirmaram que o Posto Municipal de Saúde Ernani Braga dará lugar a uma Unidade de Pronto Atendimento da Prefeitura. Enquanto isso não acontece, resta torcer para não ficar doente!
Débora Agualuza – 8º Período
0 comentário em “Descaso com a saúde pública em Santa Cruz”