Comportamento

Relacionamento entre vizinhos, uma mistura de amor e ódio

Vizinho é uma palavra oriunda do latim. Entre seus vários sentidos (iminente, análogo, de igual gênero ou classe, afim etc), inclui-se o de habitante ou morador de casa próxima. Para a poetisa Cora Coralina, “vizinho é mais que parente, pois é o primeiro, a saber, das coisas que acontecem na vida da gente”. Nos dias atuais esse relacionamento tem estado mais longe de ser fraternal. O estresse, a falta de tempo e a insegurança são apenas alguns dos motivos.
Nas pequenas cidades a ligação entre os vizinhos é mais forte do que a mantida entre eles e muitos de seus parentes. “Morei em Bom Despacho (cidade do interior de Minas Gerais) até meus 18 anos. Vim para o Rio estudar, mas continuo mantendo minhas amizades de lá. Minha ex-vizinha, hoje é madrinha da minha filha”, diz Maria do Carmo, 38 anos, esteticista. “Lá, até hoje são divulgados na rádio os nomes das pessoas que faleceram e das que nasceram”.
 O mesmo não acontece, no entanto, nos centros urbanos mais desenvolvidos, que é onde se concentra atualmente a maioria da população brasileira. “Eu gostava da época em que morava em vila e todo mundo freqüentava a casa de todo mundo. Hoje em dia, moro em prédio e mal conheço quem mora do meu lado” afirma Fernanda Morais, professora, 43 anos.
 A socióloga Renata Azevedo, 47 anos afirma que: “a explicação para esse estado de coisas talvez possa ser encontrada nas atribulações que a vida moderna impõe a todos nós, fazendo surgir, em contrapartida, o medo, o desinteresse por novas relações”. 
 Mas o bom vizinho não desapareceu por completo. Ele ainda existe, principalmente no interior, podendo também ser encontrado nos bairros menores das cidades grandes. Por isso o Dia do Vizinho é comemorado em muitos municípios, como em Santa Maria (RS), onde o “Dia Municipal do Vizinho” acontece no terceiro domingo de agosto. Em Goiás, São Paulo e Distrito Federal, a comemoração é feita no dia 20 de agosto.

Gabrielle Campos

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Relacionamento entre vizinhos, uma mistura de amor e ódio

Deixe um comentário