Cultura

Celebração de Corpus Christi e os tradicionais tapetes de sal

oaaaaducwnizgxhq3qqmc3zu9kct7kryrrbdpxtk9dco1or2sa6jwgo2mxv0fcqkbyjpz3ihpdbmh_8dlugvrgksosuam1t1ul5llk9zgv0yzstonbmmpkrj-vmbO dia 11 de junho chega e as ruas das cidades ficam enfeitadas com os tapetes de sal, feitos pela população em comemoração ao dia de Corpus Christi. Uma das cidades é Nilópolis, que tem dois pontos onde são feitos essa arte. Uma é na Avenida Mirandela, no centro da cidade e a outra é na Avenida Roberto da Silveira, próximo à estação de trem.

Segundo informações da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, para a montagem existe a participação de diversas outras paróquias da cidade e, também, de algumas escolas. Para serem feitos foram precisas três toneladas de sal grosso colorido, além de outros materiais, como: serragem, pó de café, tampinhas de refrigerantes, papel picado, que no fim, causam um grande impacto pela sua beleza.

Para Cristina Silva, 49 anos, esse é uma comemoração muito significativa, pois une toda a comunidade ao redor da paróquia, como também é a celebração de um dia tão importante, que é o dia de Corpus Christi, um dia totalmente dedicado a  Jesus Cristo.

“Esses tapetes de sal são fantásticos. São obras de arte feitas com material que muitos deixariam de lado ou até mesmo jogar fora, como as tampinhas de refrigerante e o pó de café”, diz.

Às seis horas da noite da quinta-feira (11/06) foi celebrada uma missa na Praça Paulo de Frontin, uma das principais da cidade e, depois, acontece uma pequena procissão entre o local da missa até a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que fica a cerca de 150 metros da praça.

 

Richard Hollanda . 7º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Celebração de Corpus Christi e os tradicionais tapetes de sal

Deixe um comentário