Saúde

Tijuca: o bairro da beleza

Centros de estéticas, clínicas de beleza e salões. Uma volta pela Tijuca revela que há cada vez mais opções para quem quer cuidar da saúde.  E crescimento deste mercado não é por acaso, uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio do Rio de Janeiro no ano passado, revelou que 85% das mulheres vão aos salões pelo menos duas vezes por semana. Surpreendentemente, entre os homens, o estudo apontou que o índice é de 96%.

Dê olho neste mercado, o comerciante Cláudio Seixas, 57 anos, abriu há pouco mais de três meses, um salão na Universidade Veiga de Almeida. Com experiência no ramo de alimentos, ele decidiu investir em estética e beleza depois de ver que havia a possibilidade faturar oferecendo serviços aos alunos do campus. “É uma área que cresceu muito no Brasil. Há 10 anos atrás não existia isso e hoje até os homens estão procurando muito”, afirma o comerciante.

Veja fotos do salão Beni

Dentro do Salão Beni, o cliente tem acesso a 30 serviços, que vão desde manicure até tratamentos específicos para a recuperação dos cabelos. Em média, o local recebe um movimento mensal de 800 clientes. “Procurei oferecer preços acessíveis para atrair o público, porque ainda tem os gastos com a faculdade. Mas também atendemos pessoas que vem de fora do campus, principalmente das empresas próximas e os vizinhos da faculdade”, explica Cláudio Seixas.

Ele ainda ressalta a importância dos cuidados nos procedimentos para a esterilização do material usado pelos clientes. “Quando se trata de beleza e saúde as pessoas são bem exigentes. Tudo que é usado pelos nossos profissionais é descartável”, afirma. Para Cláudio, elas são as que mais fazem sacrifícios para ficarem mais bonitas. “A mulher deixa de comer para não desmanchar uma maquiagem.”

Demartologista Robertha Nakamura fala sobre cuidados com os cabelos

Agência Uva – Quais agressões que o cabelo podem sofrer?
Robertha – Os cabelos podem sofrer agressões químicas e naturais. O cabelo fica mais exposto às agressões naturais no verão, pois expomos mais os cabelos.

AUPorque os cabelos ficam secos e ressecados?
Robertha – Os cabelos se tornam secos ou ressecados devido às agressões do meio ambiente (sol) e elementos químicos, o que torna os cabelos fracos e quebradiços, aparecimento de pontas duplas e falta de brilho. Pode haver funcionamento deficiente das glândulas sebáceas.

AUComo recuperar o cabelo ressecado no pós-verão?
Robertha – O ideal é faze hidratação semanal. É indicado máscaras, onde permanece por 20 a 30 minutos sobre cabelos, levando ao reequilíbrio que o cabelo sofreu com a desidratação do verão.

AU – O que é indicado para proteger os cabelos?
Robertha – O tratamento anti resíduos ou de limpeza profunda, foi desenvolvido para remover resíduos deixados pela poeira, cloro, água do mar, tinturas, etc. devendo ser usado uma a duas vezes por semana;

AUQual o shampoo que deve ser usado?
Robertha – Use shampoos que contenham agentes hidratantes com formulações que contenham – manteiga de marité, D-pantenol, manteiga de cupuaçu, hidrolisado de aveia, trigo, pois restauram o brilho e maciez. Após a lavagem aplique condicionador sem enxágue ao longo dos fios. Escolha produtos que contenham silicone, proteínas e filtro solar, pois são capazes de hidratar, amenizar o efeito quebradiço e proteger os seus cabelos.

Verdades e Mentiras na dermatologia:

Lavar a cabeça todos os dias danifica os cabelos? NÃO
O condicionador só deve ser aplicado nos fios a partir de 5cm da raiz? SIM
Temperatura quente da água é a ideal? NÃO
Esfregar os cabelos com mãos ou toalhas pode causar rompimento dos fios? SIM
O consumo de água e fibras vegetais (legumes, verduras e frutas) ajuda a ter um cabelo macio e com brilho? SIM

Juliana Machado, Thaís Parreira, Tatiane Vargas e Renato Costa •7º período

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Tijuca: o bairro da beleza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s