Saúde

Mudança nos hábitos alimentares gera uma melhor qualidade de vida

Muitas pessoas acham que comer verduras, frutas e legumes é o suficiente para se ter uma vida saudável, porém não é apenas uma alimentação regular, que faz com que um ser humano tenha uma vida estável. Para que o corpo e mente estejam em plena sintonia, é necessário que outros fatores façam parte do cotidiano de cada um. É claro que o hábito alimentar é muito importante, porém para se ter uma boa qualidade de vida, é necessário, por exemplo, a prática de exercício e beber pelo menos um litro de água por dia.

E foi exatamente isso que a dona de casa Maria Alves, de 53 anos, fez. A primeira iniciativa foi procurar uma nutricionista para ajudá-la a ter uma melhor alimentação e, orientada pela médica, também decidiu praticar exercícios físicos. “Eu queria apenas emagrecer, porém, com a dieta que ela me passou, consegui emagrecer e ter uma qualidade de vida excelente. Como de tudo um pouco e, além de caminhar, também faço hidroginástica três vezes por semana”.

Especialistas contam que atualmente as pessoas vivem com mais pressa e menos tempo, e por isso se alimentam mal e acabam não tendo como fazer qualquer atividade física. Tal caso que é muito preocupante, pois o exercício é essencial para se ter uma boa qualidade de vida, evitando no futuro algumas doenças, como a obesidade.

Outro fator que gera preocupação são os fast-foods, onde pessoas que vivem sempre na correria do dia-a-dia acabam comendo esse tipo de comida com gorduras e frituras. Para a estudante de nutrição Carolina Marinho, a alimentação é repleta de escolhas. “Torna-se necessário uma maior conscientização da população sobre os riscos de incluir estes alimentos rotineiramente em sua refeição”.

Para ajudar as pessoas em uma boa vida sustentável a Nutricionista Aline Carnevale do DiNutri (Área de Nutrição do Hospital Universitário Pedro Ernesto) dá exemplo de um cardápio simples e prático. “Um prato básico de todo brasileiro, deve conter arroz, feijão, verduras ou legumes (qualquer tipo), carne vermelha ou branca, um suco ou uma fruta cítrica para a sobremesa”. E para as pessoas que são vegetarias, Aline explica que pode substituir a carne vermelha por ovo ou então carne de soja. Confira a entrevista na íntegra.

Dicas para se ter uma alimentação saudável

• Coma quatro ou cinco vezes por dia;
• Coma devagar e preste atenção ao que come;
• Beba bastante líquido;
• Não adote dietas radicais;
• Bebidas energéticas devem ser evitadas;
• Bebidas alcoólicas são calóricas;
• Cuidado com os produtos light e diet;
• Faça exercícios físicos, como caminhar 3 vezes por semana, durante 40 minutos.

Fonte: http://www.diabetes.org.br/nutricao/dicasalimentos.php

Por Mayra Alves e Vanessa Nobre

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “Mudança nos hábitos alimentares gera uma melhor qualidade de vida

  1. Avatar de KonstantinMiller

    How soon will you update your blog? I’m interested in reading some more information on this issue.

Deixe um comentário