Entretenimento

Arte do Jiu-jitsu

imagem-ha

 

Muitos moradores da Tijuca podem não saber, mas o bairro possui muitos esportes além do clássico futebol no Maracanã. Existem outras inúmeras atividades físicas praticadas em nosso país que não são muito levadas a sério. Apesar do grande número de praticantes e das academias existirem há bastante tempo, essas atividades não encontram incentivos governamentais e muitas não têm outros tipos divulgação além do famoso “boca-a-boca”.

Sendo uma delas o jiu-jitsu, que se não bastasse os problemas listados, ainda conta com outro, o preconceito, resultado das atitudes agressivas que vários de seus praticantes tiveram e ainda têm. Os chamados pit boys, acabaram transformando uma arte marcial voltada para a autodefesa em arma, sujando em poucos anos o nome de uma atividade praticada desde quase o início do século. “Acho que são vários motivos que levam as pessoas a fazerem Jiu-jitsu, como a defesa pessoal e o fato de ser bom para a saúde”, conta o professor Vinicius Aieta, professor de Jiu-jitsu da Academia Gracie na Tijuca há 13 anos.

O esporte, entretanto, não perdeu força mesmo enfrentando tantos problemas. Nunca deixaram de existir professores e praticantes com consciência e respeito pela arte marcial que praticam. “Acho que de uma maneira geral o Brasil não é muito organizado para os esportes, o jiu-jitsu cresceu bastante nos últimos 15 anos e é famoso no mundo inteiro. Os especialistas podem encontrar emprego em qualquer parte do mundo, mesmo o auge do esporte tendo sido nas décadas de 50 e 60”, afirma o professor Gilberto Paesler, que ensina a arte na Universidade Veiga de Almeida, todos os dias a partir das 17h.

Para comprovar esse sucesso, no Youtube há vídeos de aula do esporte, sendo sempre necessário lembrar que é necessário ter um especialista quando se quer aprender a arte, que nem é preciso ter uma faixa etária obrigatória para aprender, porém sendo necessário ter bastante cuidado com eles. “Para trabalhar com crianças é preciso ter mais orientação. Eu prefiro trabalhar com os maiores de sete anos”, conta o professor Aieta.

Conheça as modalidades que o jiu-jitsu é dividido:

1. Quedas (Ju-Dô)
2. Traumatismo – Atemi (Karatê-Jitsu)
3. Torções (Aiki-Jitsu)
4. Estrangulamentos
5. Pressões
6. Imobilizações
7. Colocação (Posição de combate, Momento de Ataque e esquiva)

Bruno Figueiredo e Rafael Garrido • 7º período • Oficina de Jornalismo

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Arte do Jiu-jitsu

Deixe um comentário