Cultura

Seria o fim dos livros impressos?

Os livros eletrônicos, mais conhecidos como E-books, ocupam um espaço cada vez maior na sociedade, mesmo tendo sido criados para grupos pequenos, como manuais técnicos. Com a portabilidade, sua principal vantagem, em qualquer lugar do mundo é possível ler um livro sem gastar muito por isso. Em média, empresas vendem E-books por até metade do preço de livros impressos, outro motivo para o considerável aumento de leitores digital.

Hoje, cerca de três milhões de livros são baixados eletronicamente por mês. Muitos que preferem os livros eletrônicos alegam o fato de não ser necessário cortar árvores para a criação de papel, além de obterem um menor tempo gasto com a leitura. “É mais viável ler E-books, porque posso ler várias coisas ao mesmo tempo com mais velocidade. Sem falar que não tenho muita paciência para ficar passando folhas”, explica Gabriel Assunção, 17, estudante.
 
Por outro lado, há aqueles que preferem livros impressos, devido ao incômodo da tela do computador ou a dificuldade de imprimir o livro em casa. “Prefiro livros impressos. Posso levar para onde eu quero. E pela Internet meus olhos cansam”, afirma Sami Neves, 22, funcionário da Cx Digital.

As empresas procuram investir cada vez mais em livros digitais. Estima-se que em 2009 cerca de 100 milhões de E-books sejam vendidos. Porém, por ainda haver uma resistência entre grande parte dos leitores, é pouco provável que ele substitua livros impressos.

Vantagens
– Ocupam menos espaço físico.
– Leitores que têm a dificuldade de ler livros impressos podem se adaptar ao novo meio.
– O custo é menor que um livro impresso.
– A leitura pode ser feita por um dispositivo próprio. Não há a necessidade de ir à uma biblioteca.
 Desvantagens
– Por depender de um equipamento para ser lido, pode apresentar falhas.
– Se o dispositivo de leitura for roubado, os livros não poderão ser lidos.
– Exige energia elétrica.
– Podem ser divulgados sem a permissão do autor. Risco de plágio.

Carine Pennaforte • 3º período • Jornalismo Digital

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Seria o fim dos livros impressos?

Deixe um comentário