Entretenimento

Novidades no uniforme dos clubes desagrada torcedores

camisetas1

Saber o que vestir é muito importante nos dias de hoje. A imagem diz tudo e uma boa vestimenta é um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso. Assim os clubes de futebol investem pesado nas negociações com os fornecedores de material esportivo, que nem sempre agradam o gosto exigente do tradicional ou do mais moderno torcedor. 

Um modelo sugerido pela canadense Champs, no início desta semana, para o Vasco da Gama gerou polêmica entre os apaixonados pela cruz de malta. “É um absurdo, um abuso. Aquilo ali é uma grande palhaçada. Só porque eles chegam com dinheiro, não quer dizer que possam alterar um símbolo que já dura quase 90 anos”, desabafa o estudante Jeferson Rodrigues, torcedor do Gigante da Colina.

Outros mais receptivos preferem o meio-termo. “Sempre diziam que a faixa representava um cinto de segurança, pelo menos agora não vão mais ter este argumento, mais que batido. O novo uniforme pode representar um renascimento”, ameniza o advogado Cássio Barreto. 

Mas não são só os vascaínos que andam preocupados com a roupa que irão vestir em 2009, os tricolores também estão bem apreensivos. No início desta semana foi divulgado um modelo comemorativo ao primeiro tetra campeonato do Fluminense. Faixa diagonal em verde, outra em grená. Um visual retrô, apenas hipotetizado pelo designer Natan Tozi, mas que acabou virando matéria de jornal e motivo de discórdia. “Não tem nada a ver! O Flu é branco, ou tricolor. Aquela blusa é horrorosa”, se revolta o engenheiro Luiz Carlos Silveira.
O designer responsável pelo modelo, e pela revolta de Silveira, é dono de um blog,
Rascunho FC, um espaço ousado onde as suposições chamam a atenção de torcedores carentes por belas vestimentas. Uma seção chamada Troca-Troca sugere inverter os patrocinadores e fornecedores de material esportivo de confrontos históricos, como Gre-Nal de 1999, Corinthians e Palmeiras em 1996, entre outros.

A moda dita o comportamento e as tendências de corte, cores e traços estão presentes em todos os tipos de trajes, não só nos esportivos. Mas há de se lembrar que quando mexe com a paixão do torcedor, é preferível deixar as novidades por conta de contratações e títulos. Se depender da criatividade dos designers é bem provável que terá muito time lutando contra o rebaixamento no torneio do mau-gosto.
 
Ricardo Almada • 6º período •  Jornalismo Digital

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Novidades no uniforme dos clubes desagrada torcedores

Deixe um comentário