Ultimamente a mídia vem nos bombardeando com várias polêmicas envolvendo casais com uma grande diferença de idade. Tudo começou com o término do casamento de 12 anos entre a cantora Elba Ramalho de 57 anos e Gaetano Lops de 31, onde Elba não se preocupou em expor qual foi o grande vilão do fim do relacionamento: a traição. Pelo mesmo motivo, a atriz Suzana Vieira, de 64 anos rompeu o seu casamento de 2 anos com o ex-policial militar Marcelo Silva, de 36. Porém a mais recente novidade é o namoro já assumido e muito comentado entre a cantora Malu Magalhães de apenas 16 anos com o também cantor Marcelo Camelo de 30.
Todos esses exemplos despertam uma mesma pergunta: Será que a diferença de idade entre casais faz tanta diferença?
De acordo com o Psicólogo Daniel Farias, essa questão é muito relativa, pois depende muito do grau de maturidade de cada um e principalmente do relacionamento. Ele intitula o preconceito mútuo do casal e também da sociedade como fator principal para o insucesso de relações dentro destas circunstâncias.
Além destes motivos, Daniel também cita alguns outros problemas que podem interferir, como: disfunção erétil no caso dos homens e transtornos que atingem as mulheres, como a Anorgasmia que é a ausência de orgasmo no ato sexual e o Vaginismo que é caracterizado pela contração vaginal, o que torna o sexo doloroso. “É preciso enfatizar que esses tipos de transtornos não estão ligados diretamente à idade, mas sim aos fatores psicológicos, como o preconceito da sociedade e a cobrança pessoal que acabam interferindo no rendimento sexual de ambos. O que pode ser amenizado ou até mesmo resolvido através da Terapia de Casal”, afirma Daniel.
Porém, não são só os famosos que se deparam com situações parecidas. A professora universitária Lygia Gay, que na época tinha 48 anos, se relacionou durante um ano e meio com um parceiro 20 anos mais jovem. Segundo ela, motivos como divergência de gostos, costumes e até mesmo de culturas foram o causador do término. “Além de tudo eu também reconheço que o preconceito com a idade partia de mim mesma, o que dificultou ainda mais”, diz Lygia.
Mas como para tudo nada vida existe uma exceção, temos a história do casal Clara e Jaime Aguiar que estão casados há 28 anos, hoje com as idades de 43 e 63, respectivamente. Para Clara que se casou com apenas 15 anos, apesar de todas as dificuldades, principalmente com a aceitação da família, o segredo para o sucesso é bem simples: “Quando se ama de verdade a gente supera qualquer coisa”.
Essencial ou não, se relacionar com pessoas da mesma faixa etária não caracteriza a peça chave para o “quebra-cabeças” da felicidade. Tudo depende da maturidade e disposição mútua de aceitar e compartilhar das particularidades de cada um dentro do relacionamento, além da existência primordial de um sentimento concreto e verdadeiro. Isso sim faz a diferença.
Edi Meira • 6º Período • Jornalismo Digital
0 comentário em “Idade: a diferença faz diferença?”