Saúde

Sexo não tem idade

O ministério da Saúde lançou no último dia 1º de dezembro, dia Mundial de Luta contra a Aids,
uma campanha e o público-alvo são adultos acima de 50 anos e os idosos, o slogan pronunciado
sempre ao final das propagandas é “Sexo não tem idade. Proteção também não”.

Segundo pesquisa feita pelo Ministério, ao contrário do que se pensa, as pessoas acima de 50
anos têm uma vida sexualmente ativa. Mas o preocupante é que 73,1% dos fizeram sexo no último
ano, apenas 22,3% usaram preservativo na última relação.

A doença vem sendo registrada de forma surpreendente entre os idosos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 2% da população acima de 60 anos são portadores do vírus HIV, o que significa que 5.500 idosos têm a doença. Só em Belo Horizonte, 3% da população têm o vírus, número acima da média nacional.

O principal objetivo da campanha, é conscientizar as pessoas de mais idade, que usar camisinha não é algo só de jovens a adolescentes. As maiores dificuldade de fazer com que a terceira idade também use preservativo está no fato de a prevenção da aids entre os idosos esbarrar em preconceitos culturais, uma vez que, o homem mais velho tem mais dificuldade de aceitar o preservativo, porque ele associa isso à sua juventude, quando não se usava muito a camisinha.

Pelo último boletim epidemiológico do Governo, com os dados concluídos de 2003, existem 2.245 homens e 1.261 mulheres com a doença acima dos 50 anos – em 1993, eram 975 e 254, respectivamente. Entre os com mais de 60 anos, a taxa de incidência está em 8,5 para cada 100 mil habitantes para os homens e 3,9 para cada 100 mil, para as mulheres. Números aparentemente pequenos, mas que há uns 15 anos apareciam como traço nas estatísticas e hoje representam 2,5% do total de casos confirmados no Brasil.

Vinicius Badenes 6° período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Sexo não tem idade

Deixe um comentário