A paixão pelo futebol faz muitos adolescentes abandonarem suas casas cedo em busca de uma oportunidade no esporte. A maioria dos meninos, enquanto adolescentes, joga futsal e decide correr atrás do sonho de se tornar um grande jogador. Para isso, eles participam de diversas peneiras nos clubes até conseguir uma vaga.
Os candidatos a atletas não medem esforços e passam por situações complicadas para chegar a um grande clube. Além disso, os meninos também contam com a sorte de ser vistos por olheiros – pessoas que vão aos jogos de futsal em busca de novos talentos. As vagas em grandes clubes não são muitas, por isso, os meninos dão o máximo para conseguir uma oportunidade.
Carlos Monatti, 39 anos, é um olheiro e vai a várias partidas de futsal para descobrir novos talentos e convidá-los a fazer um teste. Ele conta que é muito difícil fazer a seleção dos garotos, porque existem muitos bons jogadores, porém não há vagas para todos. Monatti explica ainda que as seleções são muito rigorosas e que muitos clubes não dão muito suporte aos atletas. “O que motiva esses meninos a sair de casa tão cedo e passar por várias necessidades para fazer um teste que pode não dar certo é a paixão pelo futebol. Eles têm o sonho de se tornarem grandes jogadores, e correm atrás disso”.
O jogador Leonardo Alves, 21 anos, diz que já passou por várias peneiras quando criança e jogou em vários clubes renomados, porém, depois de uma certa idade não há mais peneiras, o que vale é ser visto por pessoas influentes em grandes clubes.
Atualmente Lenardo joga em um clube de futsal em Cabo Frio que foi campeão do Campeonato Carioca de 2008. Leozinho, como é conhecido no clube onde joga, disse que foi parar lá por causa do técnico, que já conhecia seu perfil e o convidou para jogar no clube. “Hoje em dia se você quer mesmo fazer do futsal uma profissão tem que batalhar muito. A melhor coisa a fazer é se dedicar de verdade, pois assim você terá chance num bom clube e poderá construir uma carreira no esporte. O importante é não perder a motivação e esperança nunca”, aconselha o jogador.
Tatiane Vargas – 5° período.
0 comentário em “Em busca da realização de um sonho”