Ler é uma atividade bastante saudável e prazerosa. Através dela descobrimos novas pessoas, lugares e adquirimos conhecimento. Exatamente por estes motivos, assim como outras atividades culturais, a leitura precisa ser estimulada no Brasil. E isto é o que pretende a Biblioteca Livros e Trilhos, localizada na Estação Central do Metrô.
Esta livraria é aberta ao público e a locação é gratuita. A condição é que o empréstimo seja de um livro por vez, tendo que devolvê-lo em até 10 dias. A Biblioteca foi criada através de uma parceria estabelecida entre o Instituto Brasil Leitor (IBL) e o Metrô Rio.
O empreendimento tende a crescer. Em Novembro deste ano uma nova locadora de livros será inaugurada na Estação Estácio, também do Metrô. “O projeto, criado pelo Instituto Brasil Leitor (IBL), tem como meta incentivar o hábito de leitura e oferecer livros a quem não pode comprar. O IBL, organização não-governamental, implantou o projeto Ler é Saber para reduzir o analfabetismo funcional. A iniciativa tem como objetivo difundir o hábito de leitura no território brasileiro”, explica Cristina Valente, assessora o Metrô Rio.
A Livros e Trilhos foi inaugurada em 13 de Dezembro de 2006 e até Setembro de 2008 foram contabilizados 5.742 sócios. A Visa patrocina este projeto, comprando livros novos e a reposição ocorre através de áreas mais procuradas, lançamentos e solicitação dos associados. A biblioteca possui 2.907 títulos, divididos em acervo infantil, juvenil, adulto e geral com todas as áreas do conhecimento (Filosofia, Religião, Sociologia, Ciências, Artes, Literatura Brasileira e Estrangeira, História e Geografia).
Além dos livros, a biblioteca também promove eventos culturais do universo literário. “Às vezes acontecem debates, convidamos contadores de histórias para crianças. O último evento foi leitura de contos de Machados de Assis”, relembra Adriana Cavalcanti, do IBL.
O maior beneficiado é o associado, que pode ter acesso a livros antigos ou atuais, que custariam caro, caso fossem adquiridos. Luciana Cardoso, de 34 anos, freqüenta a livraria pelo menos duas vezes ao mês. “Gosto muito deste serviço do Metrô. Eles poderiam também dar atendimento médico à população nas estações”, sugere a leitora.
Para se associar à Livros e Trilhos, é necessário original e xerox dos seguintes documentos: comprovante de residência (mês e ano atual); carteira de identidade; CPF e uma foto 3X4. A emissão da primeira carteirinha é gratuita e crianças menores de 12 anos só podem se associar acompanhadas do responsável.
Associe-se e boa leitura!
Flávia Martins • 6º período • Jornalismo Digital

0 comentário em “Cultura para todos”