Saúde

Aumenta o número de jovens com problemas autivos

A cada dia chegam ao mercado novos aparelhos eletrônicos, capazes de armazenar músicas e vídeos, e os jovens são os primeiros a utilizarem estas inovações, porém estes aparelhos, como o MP3 e o Ipod oferecem riscos quando são ouvidos por muito tempo e com som muito alto.

Segundo recente pesquisa da Organização Mundial de Saúde, a OMS, 15 milhões de brasileiros sofrem com problemas de audição, sendo que 30% desse número são casos motivados pelo uso desses aparelhos e os jovens são os que mais sofrem com a perda de audição precoce.

Em 10 de novembro, dia da audição, a Sociedade Brasileira de Otologia, a SBO, lançou a campanha Nacional de Saúde auditiva, que visa alertar e informar toda a população e em especial os jovens, o risco que estão expostos e como evitar problemas auditivos. A SBO mostra que o ideal é utilizar esses aparelhos eletrônicos no máximo uma hora por dia, não podendo ultrapassar o volume de 60 decibéis. Atualmente esses aprelhos tem potência de 120 decibéis, o que equivale ao som de uma turbina de avião.

Renata Machado, estudante, de 18 anos, sabe muito bem o que é isso, depois de muito tempo escutando um MP3 no volume máximo, já sente dificuldades para ouvir e constatou em exames que realmente perdeu 5% de sua audição. ” Passava o dia inteiro ouvindo meu MP3, e sempre era necessário aumentar ainda mais o volume, hoje, evito, para previnir problemas ainda maiores”.

Os médicos da Sociedade Brasileira de Otologia, alertam que o melhor tratamento para a perda auditiva é a prevenção, pois os danos sõ irreversíveis.

Angela Rotella- 6° período- Jornalismo

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “Aumenta o número de jovens com problemas autivos

  1. Avatar de Débora

    AUDITIVOS ?

Deixe um comentário