A cada dia chegam ao mercado novos aparelhos eletrônicos, capazes de armazenar músicas e vídeos, e os jovens são os primeiros a utilizarem estas inovações, porém estes aparelhos, como o MP3 e o Ipod oferecem riscos quando são ouvidos por muito tempo e com som muito alto.
Segundo recente pesquisa da Organização Mundial de Saúde, a OMS, 15 milhões de brasileiros sofrem com problemas de audição, sendo que 30% desse número são casos motivados pelo uso desses aparelhos e os jovens são os que mais sofrem com a perda de audição precoce.
Em 10 de novembro, dia da audição, a Sociedade Brasileira de Otologia, a SBO, lançou a campanha Nacional de Saúde auditiva, que visa alertar e informar toda a população e em especial os jovens, o risco que estão expostos e como evitar problemas auditivos. A SBO mostra que o ideal é utilizar esses aparelhos eletrônicos no máximo uma hora por dia, não podendo ultrapassar o volume de 60 decibéis. Atualmente esses aprelhos tem potência de 120 decibéis, o que equivale ao som de uma turbina de avião.
Renata Machado, estudante, de 18 anos, sabe muito bem o que é isso, depois de muito tempo escutando um MP3 no volume máximo, já sente dificuldades para ouvir e constatou em exames que realmente perdeu 5% de sua audição. ” Passava o dia inteiro ouvindo meu MP3, e sempre era necessário aumentar ainda mais o volume, hoje, evito, para previnir problemas ainda maiores”.
Os médicos da Sociedade Brasileira de Otologia, alertam que o melhor tratamento para a perda auditiva é a prevenção, pois os danos sõ irreversíveis.
Angela Rotella- 6° período- Jornalismo
AUDITIVOS ?