O verão e as férias escolares chegam somente em dezembro, mas os termômetros elevados já vêm deixando as crianças agitadas. Se no final de semana os pais querem descansar da semana exaustiva de trabalho, seus filhos querem muita diversão. A capital carioca oferece muitas opções de lazer gratuitas ou com valores bem acessíveis. Nos dias de sol, uma ótima opção é levar as crianças para curtir a praia, brincar e jogar bola na areia, andar de bicicleta nas ciclovias. Antes de sair de casa, lembrem-se proteger os ‘pequenos’ com protetor solar, levar bastante água e frutas para mantê-los hidratados.
Para aqueles que preferem fugir do sol, o Jardim Botânico é uma alternativa. Os visitantes do parque podem desfrutar bons momentos de contato com a natureza. Com muita história para contar, o Jardim tem fontes, bebedouros naturais, orquidário, um lindo chafariz e muitas sombras de árvores centenárias para curtir a brisa. Para as crianças, o parquinho e o Jardim Sensorial são as grandes atrações.
Para a psicóloga Cristiana Ferreira, não existe melhor opção para estimular as crianças ao estudo do que ver a ‘história na prática’, como acontece em museus. “No mínimo um final de semana por mês levo meus filhos para passeios culturais. É muito gratificante ver aqueles olhinhos curiosos, atentos a cada detalhe. Acho excelente quando eles chegam em casa e buscam nos livros e na internet mais informações daquilo que viram no passeio”. Presente em toda a cidade e principalmente no Centro do Rio de Janeiro, os museus e centro culturais são boas opções para os que têm ‘sede de cultura’.
Com muita experiência no assunto, Cristiana diz que em uma mesma tarde você consegue visitar vários, sem andar e gastar muito. “Tendo, por exemplo, a Praça XV de novembro (mais conhecida como Praça XV, mergulhão ou ponto das Barcas) como ponto de partida, seu tour terá ótimas exposições no Paço Imperial, Museu Histórico Nacional, Museu Naval, Centro Cultural dos Correios, Casa França-Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, dentre outros”. Assim como a psicóloga, qualquer um pode buscar em jornais, revistas e internet as informações atualizadas para ajudar na montagem seu roteiro.
Com a diversidade nas alternativas oferecidas pela cidade, só fica em casa quem quer!
Links:
Casa França Brasil – http://www.fcfb.rj.gov.br/
Jardim Botânico – http://www.jbrj.gov.br/
Museu Naval – http://www.mar.mil.br/sdm/museu/museu.htm
Paço Imperial – http://www.pacoimperial.com.br/
Museu Histórico Nacional – http://www.museuhistoriconacional.com.br/
Centro Cultural dos Correios – http://www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/acoes_culturais/esp_cult_rj/prog_rj.cfm
Por Aline Vassali (Jornalismo Digital)

0 comentário em “Diversão não tem idade”