Cultura

“A ÚLTIMA PARADA: 174”

imagem_ultima_parada_174

O filme “Última Parada 174”, o frisson no Festival do Rio 2008, chega aos cinemas no próximo dia 24 de outubro. O longa, inspirado em uma história real, mostra o drama de Sandro, personagem interpretado pelo ator Michel Gomes, em sua brilhante estréia e de Marisa, interpretada pela atriz Cris Vianna, mãe em busca do filho desaparecido.

A direção ficou por conta de Bruno Barreto, que já trabalhou com grandes astros do cinema americano, e depois de uma longa temporada nos Estados Unidos, voltou a viver no Brasil. Ele conta que depois de assistir ao documentário “Ônibus 174” de José Padilha, restaram questionamentos sobre o episódio que chamou atenção da imprensa carioca naquele 12 de junho de 2000 e a partir daí, então, nascia o projeto de “Última Parada: 174”.

“A história de uma mãe que perde um filho e de um filho que perde a mãe”, essa é a definição de Bruno sobre seu mais novo xodó. O diretor fala também sobre seu maior desafio durante esse trabalho: ter lidado com atores não-profissionais ou com pouca experiência e, ao mesmo tempo, com atores de formação.

Segundo ele, os iniciantes não “atuam”, eles “são”, e, por isso acabam roubando a cena. Nesse sentido, nivelar a técnica dos atores profissionais com o entusiasmo e a naturalidade dos iniciantes foi uma dificuldade vencida através de oficinas preparatórias onde eles se conheceram melhor.

O grande trunfo do filme está na própria abordagem, á medida em que não pretende ser mais um retrato da caótica condição social brasileira. O foco está no ser humano e seu comportamento. Suas escolhas. Assim, a narrativa tenta mostrar esse outro lado do protagonista Sandro, expondo fatos que aconteceram em sua vida até culminar no trágico incidente, sem julgá-lo ou recriminá-lo.

Se você quer assistir ao vídeo da entrevista com o diretor e os atores do filme, acesse www.videolog.tv/plustv2

Natália Arueira – 2º Período

 

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em ““A ÚLTIMA PARADA: 174”

Deixe um comentário