O filme “Última Parada 174”, o frisson no Festival do Rio 2008, chega aos cinemas no próximo dia 24 de outubro. O longa, inspirado em uma história real, mostra o drama de Sandro, personagem interpretado pelo ator Michel Gomes, em sua brilhante estréia e de Marisa, interpretada pela atriz Cris Vianna, mãe em busca do filho desaparecido.
A direção ficou por conta de Bruno Barreto, que já trabalhou com grandes astros do cinema americano, e depois de uma longa temporada nos Estados Unidos, voltou a viver no Brasil. Ele conta que depois de assistir ao documentário “Ônibus 174” de José Padilha, restaram questionamentos sobre o episódio que chamou atenção da imprensa carioca naquele 12 de junho de 2000 e a partir daí, então, nascia o projeto de “Última Parada: 174”.
“A história de uma mãe que perde um filho e de um filho que perde a mãe”, essa é a definição de Bruno sobre seu mais novo xodó. O diretor fala também sobre seu maior desafio durante esse trabalho: ter lidado com atores não-profissionais ou com pouca experiência e, ao mesmo tempo, com atores de formação.
Segundo ele, os iniciantes não “atuam”, eles “são”, e, por isso acabam roubando a cena. Nesse sentido, nivelar a técnica dos atores profissionais com o entusiasmo e a naturalidade dos iniciantes foi uma dificuldade vencida através de oficinas preparatórias onde eles se conheceram melhor.
O grande trunfo do filme está na própria abordagem, á medida em que não pretende ser mais um retrato da caótica condição social brasileira. O foco está no ser humano e seu comportamento. Suas escolhas. Assim, a narrativa tenta mostrar esse outro lado do protagonista Sandro, expondo fatos que aconteceram em sua vida até culminar no trágico incidente, sem julgá-lo ou recriminá-lo.
Se você quer assistir ao vídeo da entrevista com o diretor e os atores do filme, acesse www.videolog.tv/plustv2
Natália Arueira – 2º Período

0 comentário em ““A ÚLTIMA PARADA: 174””