Homens e mulheres, há muitos anos, engalfinham-se em torno das mudanças bruscas de humor delas. Um suplício para ambos os sexos que afeta um período curto, mas explosivo do mês: os dias que dura a tensão pré-menstrual. Tão antigo quanto a TPM é o desconforto dos homens nesses dias, pois a grande maioria deles, simplesmente, não sabe como agir.
Para o estudante Hugo Lima, 28, todas ou quase todas as mulheres de seu convívio têm TPM e sua namorada é uma delas. “Ela tem dois tipos distintos de humor: um dia ela é toda sorrisos e felicidade, no outro é impossível viver ao seu lado”. A presença da síndrome é evidenciada, principalmente, através do nervosismo, da ansiedade, do choro fácil e das brigas sem motivo aparente, que acontecem nessa época do mês.
A dançarina Lanna Jacomo, 24 anos, nunca teve problema ao se relacionar com o namorado nessa época, já que ele entende sua sensibilidade. “O problema, muitas vezes, é que os homens não sabem como agir nesse período. Na dúvida é melhor ter paciência até a crise passar”, conclui. Há os que se afastam, os que procuram tocar no assunto com cuidado e existem aqueles que se irritam e acabam sucumbindo ao mau humor e à irritação delas.
Quando o assunto é TPM, homens e mulheres não se entendem. As mulheres dizem que, nessas horas, precisam ser mimadas, querem carinho e, acima de tudo, atenção. Eles protestam e confessam se sentirem confusos e acreditam que nada ajuda numa situação dessas. “Qualquer coisa que eu diga ou faça a irrita ainda mais”, afirma o estudante Hugo Lima.
Nada mais inconveniente para uma mulher com TPM do que o marido, namorado ou colega lembrá-la de algo que ela reluta em aceitar: sim, ela está naqueles dias. Do contrário, prepare-se para uma resposta grosseira, já que as tensões nesse período aumentam e acabam dizendo coisas desagradáveis e agressivas, das quais, invariavelmente, se arrependem depois. Questões de relacionamentos podem causar ou piorar a síndrome pré-menstrual, já que por sua vez, se os parceiros são indiferentes ou reagem de forma agressiva, o quadro só piora.
Os sintomas mais comuns da TPM são dores de cabeça, inchaço, alteração de humor, choro fácil, irritação e insônia. Ao contrário do que ocorre com as mulheres, não há nenhuma evidência científica de que os humores masculinos sejam influenciados pelos hormônios, mas a TPM delas influi – e muito – na vida deles. O tecnólogo Francisco Lima, 58 anos, viveu o drama com uma antiga chefe: “Seu mau humor mudava completamente a dinâmica da equipe e interferia no comportamento de todos no escritório. Era um tormento”.
E ainda pode ser por muito tempo, já que, por enquanto, não foi encontrada nenhuma solução definitiva para esse problema. Portanto, como nem toda irritação feminina é sinônimo de tensão pré-menstrual, é importante que os companheiros e amigos mudem de comportamento nessa época e tenham sempre um calendário em mãos antes de lançar a irritante pergunta: “Você está com TPM?”
Amanda Guerini • 5º período • Jornalismo Digital
0 comentário em “TPM: turbilhão emocional”