A cultura está mais perto do povo. Vários projetos sociais que incentivam a arte e a cultura passaram a ser desenvolvidos com mais freqüência em escolas, empresas, centros culturais e em comunidades carentes. Esse conhecimento chega a seu destino, graças ao trabalho de pessoas que se dispõe a promover a integração social e resgatar as raízes da cultura brasileira.
A cada dia, mais jovens e crianças se interessam em conhecer os costumes e o folclore brasileiro. Adquirem, assim, novas perspectivas de educação e transformam seu meio social. Um exemplo de projeto que tem mudado a realidade dos alunos é o “Projeto Cartola nas Escolas”, idealizado pelo músico Márcio de Castro.
O atual coordenador do projeto conta como surgiu a idéia de uma iniciativa de cunho social. “Passei nove anos na Holanda, neste período participei de um evento cultural em que tocávamos músicas de artistas antigos, contando toda sua trajetória. Foi quando percebi que podia fazer o mesmo aqui”.
No ano do centenário de Agenor de Oliveira, o Cartola, a mensagem é fazer o bem. O mestre ajuda a construir novos músicos e promove a socialização por meio de sua música.
Confira a entrevista completa com o coordenador do Projeto Cartola nas Escolas, Márcio de Castro.
Diego Vicente . 6º período . Jornalismo Digital
0 comentário em “Escola é o lugar de Cartola”