Em 28 de outubro, acontece o Dia Internacional da Animação (DIA), em que são apresentadas curtas-metragens com o objetivo de difundir conteúdos audiovisuais brasieliros ainda tão restrito a muitos. O DIA, com celebração em 51 países, é comemorado em virtude da primeira projeção do teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, por Émile Reynaud, em 1892. Para comemorar esta data, em 2002, a Associação Inernacional do Filme de Animação (Asifa) lançou o evento, com a ajuda de diferentes grupos internacionais filiados.
No Brasil, a mosta de curtas só começou a ser realizada em 2004, organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Em entrevista exclusiva para a AgênciaUVA, a diretora de eventos da ABCA e coordenadora do DIA no Brasil, Luciana Druzina, explica como ocorre a mostra e o que o DIA proporciona aos expectadores. “Em todos os estados do país e o Distrito Federal recebem a mostra ‘Dia Internacional da Animação’. Às 19h30 serão exibidos ao mesmo tempo e gratuitamente curtas-metragens nacionais e internacionais, com a participação de filmes coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos. É o maior evento simultâneo do gênero do mundo. O objetivo do evento é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos expectadores o acesso a essa arte cinematográfica”, explica.
A expectativa é de que milhares de pessoas compareçam ao evento. Em 2007, o evento aconteceu em 50 cidades do Brasil e contou com um público de 25 mil pessoas. Nesta terça-feira, o Dia da Animação será realizado em 150 cidades dos mais diversos países, entre eles França, Canadá, Irã, Romênia, Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras. “Durante uma hora, serão apresentados dez curtas nacionais, como “Monkey Joy”, do diretor Amir Admoni, e “Rua das Tulipas”, de Ale Camargo. Logo após, também durante uma hora, é a vez dos inéditos curtas internacionais, como “Matopos” (polonês), Hug (sul coreano), “Lift 1” (russo)”, confirma Luciana.
Apesar da idade mínima para o público do DIA ser de 14 anos, o público infantil também poderá assistir a mostrinha para crianças que fará parte da programação. A mostra é uma boa pedida para os interessados em cultura, já que além de o DIA ser sempre um sucesso, tem entrada franca. A programação completa pode ser encontrada no site www.abca.org.br/dia/filmes.html.
Carine Pennaforte • 3º período
0 comentário em “DIA: Uma ótima oportunidade de cultura e entretenimento”