O futebol é uma paixão compartilhada pelo povo brasileiro, seja na areia, no campo, no society, no salão ou no mais novo estilo de jogar futebol, o showbol. A mais nova mania nacional, já virou modalidade esportiva, com direito a campeonato Estadual, Rio-São Paulo, Brasileiro e até mesmo Mundial. Os jovens brasileiros adotaram a nova modalidade de futebol e formam equipes para jogar.
O showbol também conhecido como indoor soccer, é uma mistura de futebol de campo e de salão, com pequenas diferenças. As dimensões menores da quadra, podendo ter no máximo 44m X 24m; substituições ilimitadas; a bola nunca sai de jogo, pois não existem laterais e escanteios; tem dois tempos de 25 minutos cada e cada time pode ter até 20 jogadores, sendo em campo seis, um goleiro e mais cinco jogadores na linha.
“Eu gosto do showbol porque fica um futebol artístico, cheio de jogadas bonitas e feias também. É engraçado jogar com a galera amiga. É um jogo mais rápido, a bola não sai e a quadra é menor”, conta Alan Bruce, 20 anos.
O showbol existe desde 1969, naquela época, só existiam dois times, o brasileiro e o do resto do mundo junto. O primeiro mundial só aconteceu em 2006, na Espanha, onde quatro seleções participaram: Argentina, Brasil, Espanha e Holanda. O torneio foi disputado por pontos corridos e o Brasil foi campeão, desde então o showbol vem crescendo cada vez mais.
Neste ano, está sendo realizado, o primeiro campeonato brasileiro de showbol, que começou em abril, e conta com 12 equipes, entre elas, Flamengo, São Paulo, Corinthians e Fluminense, os jogos estam sendo transmitido pelos canais Sportv, Espn e Record.
A cada dia que passa, o mundo tem novidades no esporte, antes do showbol, a novidade era o futebol feminino, que ganhou lugar nas federações e até mesmo uma seleção brasileira, hoje a inovação futebolística é o showbol, e amanhã ao que tudo indica será o showbol para as mulheres, que já tem sido praticado por alguns grupos femininos, mas ainda não foi reconhecido.
Desirée Moreira • 6º período • Jornalismo Digital

0 comentário em “Showbol, a mais nova paixão brasileira”