Cultura

Vista Chinesa: vários pontos turísticos no mesmo lugar

vista_chinesa_okCristo Redentor, Pão de açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas e praias da Zona Sul são alguns dos cenários oferecidos pela Vista Chinesa. Parada obrigatória de excursões guiadas, o mirante, ponto turístico no Rio de Janeiro desde 1906, apresenta uma paisagem exuberante a 380 metros de altitude.

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, a Vista Chinesa recebeu esse nome em homenagem aos imigrantes chineses que vieram iniciar o cultivo de chá no Brasil. Isso explica o estilo oriental do quiosque ou templo, que tem, em cada ponta, a cabeça de um dragão chinês.

“Na Vista Chinesa você se sente leve, tranqüilo. Além disso, é possível ver, de um lugar só e ao mesmo tempo vários pontos turísticos do Rio de Janeiro. É como se você estivesse fazendo uma visita a cada um deles num mesmo local, porque a visão é muito ampla”, diz a estudante de Direito Aurora Xavier Araújo, 20, que visita o ponto com freqüência, sempre que deseja aproveitar um pouco da natureza.

Mauro Lopes, 47, motorista de táxi na cidade do Rio, diz que o lugar é muito procurado por turistas. “De todos os pontos do Rio de Janeiro, a Vista Chinesa é um dos mais procurados por passageiros que querem conhecer a cidade. Além do fácil acesso, não é preciso pagar nada para visitar. O que é muito diferente, por exemplo, no Pão de Açúcar, que você tem que pagar R$ 35”, diz o taxista.

Combinação exata entre a cidade e a natureza, o local oferece várias opções para todos os tipos de visitantes: a paz e a tranqüilidade para quem prefere sentir e aproveitar a natureza, e a adrenalina para aqueles que curtem esportes mais radicais.

Além do mirante, faz parte também do Parque Nacional da Tijuca a Estrada da Vista Chinesa, que atrai vários jovens ciclistas e skatistas todos os finais de semana. Uma ótima opção para aqueles que procuram um lugar saudável e, ao mesmo tempo, sem custos para passear com a família ou com os amigos.

Verônica Bernardo Garcia § 6º período § Jornalismo Digital

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Vista Chinesa: vários pontos turísticos no mesmo lugar

Deixe um comentário