Esporte

Franca vence o Flamengo e é campeão do NBB na despedida do Olivinha

Time paulista fez 3 a 1 na série e conquistou a Liga Nacional pela terceira vez consecutiva

 O Franca derrotou novamente o Flamengo na noite da última quinta-feira (13). Desta vez o placar foi de 69 a 59 para a equipe paulista que se sagrou campeã do NBB novamente. Com isso, o time conquistou seu tricampeonato seguido da Liga Nacional de Basquete. O destaque individual mais uma vez ficou para o ala-pivô Lucas Dias, que foi eleito o MVP das finais do NBB 2023/2024.

Após artilharia pesada nos dois jogos em Franca, o Flamengo acertou apenas três bolas triplas em 31 tentativas e viu suas chances de título desmoronarem frente a 5 399 pessoas que compareceram ao Maracanãzinho. 

O primeiro tempo do confronto foi de baixo aproveitamento das equipes, terminando com um placar de 26 a 22 em vantagem dos visitantes. O armador argentino, Santiago Scala, anotou duas bolas triplas seguidas para abrir a vantagem em favor de Franca. 

O terceiro quarto foi onde o Franca abriu sua grande vantagem. Logo aos três minutos de quarto a vantagem era de 10 pontos após bola tripla do armador americano David Jackson. A equipe ainda sustentaria a vantagem ao fim do terceiro período, uma vez que naquele instante o placar apresentava 41 a 31 para Franca.

O início do último quarto começou trágico para o Flamengo. Após fazer a primeira cesta do quarto e cortar a diferença para apenas oito pontos, o Franca fez uma corrida de 13 a 0 com direito a três bolas triplas, vendo a vantagem que era de oito ir subir para 21 pontos. Naquele momento a partida estava 54 a 33 para os visitantes.

O Flamengo viria a buscar uma reação liderada pelo seu cestinha do jogo Gui Deodato, chegando a cortar a vantagem para apenas oito pontos novamente a dois minutos do fim da partida. Entretanto, a experiência do até então bicampeão Franca pesou e a equipe administrou o placar nos minutos finais. O jogo terminou com o resultado de 69 pontos do Franca contra 59 do Flamengo e o título indo mais uma vez para o interior de São Paulo. 

Após o apito final, as atenções se dividiram. Houve muita festa do lado do Franca e muito choro pelo lado do Flamengo. Olivinha, que já tinha declarado que deixaria o basquete após as finais deste ano, chorou e foi muito homenageado por todos os rubro-negros presentes no Maracanãzinho.

Com o título conquistado, o Franca obteve o tricampeonato consecutivo do NBB e chegou ao 45º título de sua história. As finais coroaram a boa campanha apresentada pelo time paulista que venceu merecidamente apesar de não ter sido apontado como o favorito pelo título no início do campeonato. O Franca conseguiu ser muito mais sólido e efetivo que o rival rubro-negro na soma dos quatro jogos da decisão.

Foto de capa: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

Reportagem de Wilson Maia e João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Em jogo polêmico e disputado, Franca vence o Flamengo e abre 2 a 1 na série

LEIA TAMBÉM: Flamengo se recupera, bate Franca e garante jogo 4 no Rio de Janeiro

0 comentário em “Franca vence o Flamengo e é campeão do NBB na despedida do Olivinha

Deixe um comentário