Esporte Internacional

Celtics abrem 3 a 0 na série e ficam a uma vitória de serem campeões da NBA

Com show da dupla Jayson Tatum e Jaylen Brown, equipe de Boston vence o confronto por 106 a 99

O Boston Celtics derrotou novamente a equipe do Dallas Mavericks na noite da última quarta-feira (12). Desta vez, o placar final ficou em 106 a 99 para os visitantes, que estão a um jogo do 18º título de sua história. Tatum e Brown juntos fizeram 61 pontos, coroando a vitória celta.

O primeiro quarto começou como era esperado. A equipe de Dallas, tentando reverter a desvantagem na série e jogando de maneira agressiva, abriu 9 a 2 logo no primeiro minuto e meio de partida. Boston equilibrou um pouco as ações do jogo, até que uma sequência de pontos de Irving, Doncic e Lively, abriram uma vantagem de 25 a 12 em favor do time mandante. No entanto, os Celtics reagiram com uma corrida de 11 a 0 cortando a diferença para apenas dois pontos. Ao fim do quarto, o placar marcava 31 a 30 para o Dallas Mavericks.

O segundo período teve nome e sobrenome: Kyrie Irving. O craque de Dallas teve sua redenção nas finais da NBA no terceiro confronto da série. Após péssimas atuações em Boston, sua antiga casa, Irving veio decidido a mudar essa história. Apesar de seus nove pontos no quarto inicial, foi no segundo quarto que Kyrie pegou fogo, anotando mais 11 pontos, além de três bolas triplas seguidas. Ele foi para o intervalo com 20 pontos na noite, mais do que em qualquer outro jogo até o momento.

Kyrie Irving fez 20 pontos no primeiro tempo.

Pelo lado de Boston, Jayson Tatum também teve sua melhor pontuação da série até então, anotando 20 pontos e três bolas triplas logo no primeiro tempo. O astro não havia passado de 18 pontos nas outras duas partidas. O placar do intervalo foi de 51 a 50 para Dallas.

O terceiro período mostrou toda a superioridade coletiva de Boston. A equipe com a melhor campanha dos playoffs até aqui colocou todo seu retrospecto ofensivo à mostra. Jaylen Brown, com 15 pontos, e Jayson Tatum, com mais 7, conduziram a equipe celta a abrir uma grande vantagem ao fim deste quarto. Apesar dos oito pontos de Doncic e dos seis de Irving, Dallas não conseguiu equilibrar as ações ofensivas e foi superado por 35 a 19 no terceiro período, indo assim para o quarto decisivo da partida com 15 pontos de desvantagem.

Jaylen Brown foi o destaque do terceiro quarto com 15 pontos.

O último período começou na mesma toada. As bolas triplas do melhor ataque dos playoffs seguiram atingindo a defesa de Dallas, que se viu 21 pontos atrás no placar após duas bolas triplas dos Celtics nos dois primeiros ataques do período. Dallas reagiu após um pedido de tempo, em uma corrida de 10 a 0, cortando a liderança celta para 11 pontos. O placar de momento era 91 a 80 para Boston. Apesar do tempo pedido, Boston não voltou ao jogo, vendo sua liderança de 21 pontos despencar para apenas três pontos, faltando cinco minutos para o fim.

O mundo de Dallas desmoronou após sua principal estrela, Luka Doncic, ser expulso com duas faltas seguidas, faltando quatro minutos para o fim. A equipe mandante até tentou se manter no jogo, liderada por Kyrie Irving, mas não foi párea para a qualidade coletiva de Boston. Com isso, o placar final foi de 106 a 99 para os Celtics, que agora estão a uma vitória do título. As estrelas Brown e Tatum tiveram seu melhor jogo na série até o momento, combinando para 61 pontos na noite, sendo 30 de Brown e 31 de Tatum. Derrick White contribuiu com mais 15 pontos para sacramentar a terceira vitória celta na série.

Boston agora se vê a uma vitória do título da NBA. O próximo jogo será novamente em Dallas na próxima sexta-feira (14), às 21 horas e 30 minutos. Lembrando que nenhuma equipe na história da NBA foi capaz de reverter um 3 a 0 de desvantagem nos playoffs.

Foto de capa: Divulgação/Celtics

Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Celtics superam triplo-duplo de Luka Doncic e abrem 2 a 0 na série

LEIA TAMBÉM: Celtics atropelam os Mavericks e vencem o primeiro jogo da série

2 comentários em “Celtics abrem 3 a 0 na série e ficam a uma vitória de serem campeões da NBA