Esporte Internacional

Atalanta quebra invencibilidade do Bayer Leverkusen e conquista a Liga Europa

Equipe italiana vence o primeiro título internacional de sua história

A Atalanta sagrou-se campeã europeia pela primeira vez em sua história na quarta-feira (22) ao derrotar o até então invicto na temporada, Bayer Leverkusen, pelo placar de 3 a 0, na final disputada em Dublin. Os três gols da partida foram marcados pelo atacante nigeriano Ademola Lookman, de 26 anos. Este é apenas o segundo título da história da Atalanta, e o primeiro em âmbito internacional. A equipe da pequena cidade de Bérgamo, na Itália, viveu um jejum de 61 anos sem títulos, a última conquista havia sido a Coppa Italia na temporada 1962-63.

Atalanta conquistou a Liga Europa com três gols de Ademola Lookman na final.

Neste período, a equipe entrou em diversas crises e alternou anos entre divisões inferiores da Itália, até o seu retorno à primeira divisão na temporada 2010-11. Desde então, a Atalanta tem sido figura importante no futebol italiano, porque disputou três finais de Coppa Italia, avançou até as quartas de final da Liga dos Campeões no ano de 2020 e, nesta temporada, conquista o inédito título da Liga Europa.

A ascensão da Atalanta tem nome e sobrenome: Gian Piero Gasperini. O técnico italiano de 66 anos assumiu o comando da Atalanta na temporada 2016-17 e vem colhendo os frutos de um trabalho especial. Com orçamento consideravelmente menor que seus concorrentes dentro do país, a Atalanta se mantém no mais alto nível do futebol italiano, disputando competições internacionais e sempre figurando na parte de cima da tabela.

Gasperini chegou ao comando da equipe em 2016 e encerrou o jejum de 61 anos sem títulos da equipe.

Na campanha do título, a Atalanta eliminou a equipe portuguesa do Sporting nas oitavas; superou a forte equipe do Liverpool nas quartas, com direito a vitória por 3 a 0 na casa dos ingleses; e derrotou a equipe francesa do Olympique de Marseille nas semifinais. O desafio final foi o campeão alemão invicto, Bayer Leverkusen, que ostentava uma invencibilidade de 51 partidas na temporada.

Tradução: Campeões.

O jogo começou com a equipe italiana pressionando desde o início. Logo aos 12 minutos, Lookman abriu o placar completando um cruzamento para a área. Aos 26, o atacante nigeriano fez jogada individual e bateu cruzado no canto do goleiro, abrindo 2 a 0 no placar. A Atalanta então abaixou as linhas e aguardou a equipe do Leverkusen atacar. No segundo tempo, em outra jogada individual, Lookman completou o hat-trick finalizando no canto alto do goleiro aos 76 minutos de jogo, derrubando qualquer possibilidade de reação do Leverkusen.

Lookman, o protagonista da noite, foi o primeiro jogador na história a marcar um hat-trick numa final de Liga Europa.

A comemoração do título promete parar Bérgamo. A pequena cidade de apenas 120 mil habitantes aguarda os campeões europeus pela Atalanta.

A celebração dos campeões ainda no vestiário repercutiu nas redes sociais.

Foto de capa: Reprodução/X/Atalanta

Reportagem de João Gabriel Lopes, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Bayer Leverkusen entra para a seleta lista de campeões invictos

LEIA TAMBÉM: Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

1 comentário em “Atalanta quebra invencibilidade do Bayer Leverkusen e conquista a Liga Europa

  1. Showww. Mais uma grande matéria desse repórter.

Deixe um comentário