Multimídia

“Focas no Ar” do mês de Novembro fala sobre o combate à Diabetes

O podcast trata da conscientização da população sobre os riscos da doença, prevenção e tratamentos.

Um novo programa do projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), chamado Focas no Ar, foi lançado recentemente. Em parceria com o Sistema Globo de Rádio, a matéria que foi ao ar em Novembro deste ano, fala sobre o Mês Mundial da Diabetes, que visa reforçar a conscientização e prevenção da doença.

Os programas vão ao ar uma vez por mês durante as transmissões da Rádio CBN Rio, dentro do quadro CBN Universidade. Cada um deles é produzido e desenvolvido pelos alunos das disciplinas de Webrádio, e por colaboradores da Rádio UVA, com supervisão da professora Mônica Nunes.

Nesta edição, os alunos abordam não só os tipos de diabetes e seus riscos, mas também a importância do tratamento e o impacto da doença em quem a possui. Para isso, o grupo entrevistou um endocrinologista, pessoas diagnosticadas com diabetes, dentre elas uma nutricionista e uma biomédica, que além das suas experiências, também abordam questões importantes sobre a doença.

LEIA TAMBÉM: Novo “Focas no Ar” aborda o medo de viajar de avião durante a pandemia

O projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA) vai ao ar mensalmente na Rádio CBN. Foto: Divulgação

Para a colaboradora da Rádio UVA que participou do programa lançado e também de muitos outros, Amanda Ramos, participar do programa é sempre bem emocionante e fala sobre como é escolhida as pautas das reportagens.

“Nós (Mônica, eu, Manoela e Tayane, que normalmente produzimos) buscamos sempre temas que possam ser quase atemporais, ou que pelo menos dure por bastante tempo, e, principalmente, tragam uma informação diferente da que é sempre noticiada no dia a dia. Então a gente busca pautas de saúde, comportamento e outras editorias para que o ouvinte possa ter um ponto de vista diferente ou aprender algo novo, sobre a diabetes, por exemplo, como aconteceu nesse último podcast”, explica a estudante.

Além disso, Amanda considera muito importante a oportunidade dada com essa parceria entre a Universidade e a Rádio CBN que estimula o estudante a trabalhar desde cedo e interagir com o mercado de trabalho treinando já para o futuro, e destaca como se sente ao ouvir sua voz em uma rádio de prestígio.

“Acho que o sonho de todo aluno de comunicação é ter seu nome em algum veículo de referência no jornalismo, então é muito gratificante ouvir nosso nome em uma rádio gigante como a CBN. dá uma sensação quase de dever cumprido, sabe?”, conclui Amanda.

Com produção, reportagem e apresentação feitos por Larissa Bianco, Manuela Anjos e Amanda Ramos, que também editou o conteúdo, o programa levou em consideração a relevância do dia para auxiliar a população na prevenção da doença. Confira abaixo, na íntegra da edição.

Reportagem sobre o Dia Mundial da Diabetes.

Para acompanhar outros programas produzidos por alunos da UVA que já tenham participado do programa Focas no Ar, clique aqui.

LEIA TAMBÉM: Alunos de Jornalismo da UVA elaboram podcasts de entretenimento

Bárbara Souza – 8° período

0 comentário em ““Focas no Ar” do mês de Novembro fala sobre o combate à Diabetes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s