As aulas presenciais retornaram integralmente na rede estadual do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (25). A decisão foi publicada no Diário Oficial na última semana e os critérios usados para a volta às aulas nas escolas foram a melhora no cenário epidemiológico do Estado, e a imunização da maioria dos servidores das redes públicas de ensino.
Aproximadamente 730 mil estudantes são esperados nas escolas e o retorno é obrigatório, assim como o uso de máscaras e o cumprimento das medidas sanitárias nos ambientes escolares. Para o Governador Cláudio Castro, a retomada das aulas presenciais simboliza um “marco de superação da pandemia”. Em sintonia com o posicionamento do governador, o Secretário de Saúde Alexandre Chieppe afirma que o Rio de Janeiro encontra-se em um “cenário tranquilizador” em relação à Covid-19.
O ensino híbrido ainda predominava, apesar das escolas estaduais já possuírem autorização para retornar às aulas presenciais desde agosto, com capacidade reduzida. Adiante, o desafio é reverter o avanço da evasão escolar que atingiu a marca de 80 mil estudantes, um cenário preocupante. Por isso, algumas medidas como reuniões virtualizadas com os responsáveis e campanhas ativas estão sendo adotadas visando conter essa problemática.
E os pais dos estudantes precisam fazer parte do processo. Ana Carolina de Mello Miranda, mãe de uma aluna da rede municipal, declara estar satisfeita com a decisão de retomada das aulas presenciais, após mais de um ano de ensino remoto.
A responsável por Evelyn Maurícia, de 13 anos, que está no oitavo ano do ensino fundamental, relata problemas com o ensino virtualizado. Ana Carolina diz incentivar os estudos da menina e mostra-se preocupada com a possibilidade de sua filha ingressar no ensino médio com lacunas na aprendizagem.
“Tem que estudar, não tem como. Já é fraco o ensino do município, não é um estudo bom, se a criança faltar não tem como” diz Ana Carolina de Mello
A repórter fotográfica da Agência UVA, Ana Carolina Amaral, saiu pelas ruas do Grajaú, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, para registrar a retomada da educação pública, no formato presencial. A movimentação na porta da instituição estava baixa no período do meio dia, mas segundo relatos de funcionários que preferiram não se identificar, a retomada teve bastante adesão e a maioria dos alunos retornaram às salas de aula.
Foto: Ana Carolina Amaral
LEIA TAMBÉM: Covid-19 no Rio: especialistas comentam sobre volta às aulas durante pandemia
Ana Carolina Amaral – 1° período
Com revisão de Bárbara Souza – 8° período
0 comentário em “Rio de Janeiro retoma aulas presenciais na rede estadual nesta-segunda feira”