Agência UVA

Abraji realiza encontro com jornalistas sobre alimentação saudável

O encontro buscou ampliar a discussão sobre a influência da alimentação em diferentes esferas, como na saúde, no meio ambiente e nas relações sociais

Nesta quinta-feira (20) o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizaram uma webinar para discutir os desafios da cobertura jornalística sobre alimentação saudável.

Evento abordou sobre a cobertura jornalística sobre alimentação. Foto: Abraji

O encontro foi apresentado pela jornalista Katia Brembatti, da Abraji com participações de Laís Amaral, Jéssica Ribeiro, ambas do IDEC, e dos jornalistas Thais Manarini, da Veja Saúde e João Peres, do portal O Joio e o Trigo. O encontro foi realizado no canal da Abraji no Youtube.

“Neste momento tenho uma missão muito importante de mediar uma conversa, para discutir sobre os desafios da cobertura jornalística na alimentação saudável, além disso iremos lançar um guia de alimentação em pauta, voltados para profissionais de comunicação”, expressa a apresentadora.

A nutricionista Laís Amaral já começou a Webinar trazendo alguns dados e textualização sobre o sistema alimentar.

A nutricionista explicou de como é o sistema alimentar. Foto: Reprodução

“O sistema alimentar abrangi toda essa gama de atores e atividades de produção, de processamento, distribuição, consumo descarte dos produtos alimentícios, além disso envolve também a agricultura e atividades como a pesca”, afirma a nutricionista”, afirma a nutricionista.

Durante o encontro, foi discutido também de como o jornalista pode melhorar a abordagem sobre o assunto da alimentação saudável. A Thais Manarini, jornalista da revista (Veja Saúde) mostrou de como essa pauta é trabalhada na revista.

“O jornalismo de saúde é muito amplo. Na revista, Veja Saúde, por exemplo a gente não trabalha só com alimentação, trabalhamos com outros temas. Quando a gente olha para o assunto de alimentação para ser um assunto simples, mas está longe disso. Esse assunto requer muito detalhe,” afirma a nutricionista.

No decorrer da Webinar, foi levantando uma questão para saber de como a cobertura jornalística pode romper com a visão reducionista sobre do que é alimentação. O jornalista, João Peres, do portal O Joio e o Trigo respondeu a pergunta.

“Acredito que tudo isso seja uma questão de prioridade nos olhares. No jornalismo, por exemplo, nas redações a maioria das pessoas são formadas de classe média, com isso elas acreditam que fazer jornalismo seja por opção individual, então essa questão passa um pouco pela construção social”, respondeu o jornalista.

Durante o evento, foi lançado um guia “Alimentação em Pauta” voltado para profissionais de comunicação que cobrem o tema e necessitam de orientações baseadas na ciência e na indicação de especialistas.

Guia foi lançado durante a Webinar. Foto: Reprodução

O Guia foi trabalhado por nutricionistas do Instituto, que se mergulham ao assunto visando à saúde dos brasileiros e ao aprimoramento das políticas públicas com este fim. A publicação foi organizada em sete capítulos abordando as questões políticas públicas mais importantes relacionadas à alimentação.

“O Guia também apresenta o cenário histórico da alimentação dos brasileiros, que mostra um processo de transição nutricional, erros e acertos, a influência da agroindústria, bem como as principais pesquisas a respeito do tema”, conta Laís Amaral, pesquisadora e nutricionista do Idec, uma das responsáveis pela publicação”, explicou a nutricionista.

Para acessar o conteúdo completo da Webinar, acesse o vídeo abaixo.

LEIA TAMBÉM: Acolhe UVA: iniciativa do curso de psicologia cria roda de acolhimento para público interno da Universidade

LEIA TAMBÉM: Covid-19: Prefeitura do Rio divulga novo calendário de vacinação, que divide opiniões

Mateus Almeida Marinho- 8º período

2 comentários em “Abraji realiza encontro com jornalistas sobre alimentação saudável