Geral

Covid-19 no Rio: especialistas comentam sobre volta às aulas durante pandemia

Justiça derruba liminar e determina volta às aulas no Rio; escolas podem abrir

Ao atender um recurso da Prefeitura do Rio no fim da manhã de segunda-feira (5), o presidente do Tribunal de Justiça, Henrique Carlos de Andrade Figueira autorizou as escolas do Rio de Janeiro a reabrirem a partir da tarde de terça-feira (6), depois de quase duas semanas de paralisação. Tal medida determina a volta das aulas presenciais no município, dentro da flexibilização das medidas contra a Covid-19. A Agência UVA foi à campo ouvir especialistas sobre o retorno.

A cidade do Rio de Janeiro, vivendo um dos seus piores momentos desde o início da pandemia, mantém-se em estado de alerta. Diante da atual situação, com recordes de pedidos de internações e hospitais vivendo à beira de um colapso, com taxa de ocupação de 92% nos leitos de UTI, recomeçou a batalha em torno da reabertura das escolas na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os colégios particulares já puderam abrir a partir da tarde de terça (6). Segundo a pasta, as 419 escolas e creches da prefeitura retomam as atividades nesta quarta (7).

Em suas redes sociais, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, expôs como o plano de volta às aulas foi desenvolvido. Eduardo Paes ainda destaca que as escolas só voltarão se tiverem o protocolo sanitário seguido à risca, além da questão da infraestrutura e de recursos humanos. Todas essas medidas são para que as escolas estejam seguras para receber os alunos e profissionais da Educação.

Desde que tomou posse, Paes vinha destacando que “as escolas seriam as últimas a fechar e as primeiras a abrir”. Leandro Victor, 22, anos jornalista político e editor do podcast Debatendo exprime que a decisão de reabrir as escolas tem que ser bem analisada.

“As escolas são essenciais, mas a partir do momento em que as outras instituições como a Fiocruz perceberem que precisa acontecer numa pausa no sistema educacional, devido ao momento da pandemia, esses órgãos devem pedir a suspensão das aulas, por conta disso essa decisão deve ser bem pensada”

Professores sentem falta da presença dos alunos. Foto
Licenças Creative Commons

A professora Elisa Bragança, do curso de Redação Bebel Pantaleão, localizado em Niterói, expõe que a reabertura das escolas é importante para interação do aluno, contudo a professora alerta que a questão deve ser ponderada.

“Penso que a abertura das escolas seja necessária, tendo em vista a importância para interação dos alunos. No entanto, vejo ainda como uma questão ser pensada, já que expõe professores e alunos, que, mesmo com todos os cuidados, podem contrair o vírus”, diz.

O retorno das aulas tinha sido suspenso na noite de domingo (4). Entretanto, de acordo com o Plantão Judiciário, o juiz Roberto Câmara Lace Brandão concedeu uma liminar de decisão provisória em resposta a uma ação protocolada por vereadores e deputados estaduais do partido PSOL. A decisão foi confirmada na noite de segunda feira pela juíza titular da 2ª Vara da Fazenda Pública Georgia Vasconcellos da Cruz.

LEIA TAMBÉM: Isolamento social: retrato do novo mundo do trabalho
LEIA TAMBÉM: Torcidas organizadas LGBT lutam contra a homofobia estrutural no futebol

Mateus Almeida Marinho – 8º período

3 comentários em “Covid-19 no Rio: especialistas comentam sobre volta às aulas durante pandemia

  1. No meu entendimento, devido ao aumento de casos da covid, devemos seguir a orientação dos especialistas, para não reabrir as escolas nesse momento.

  2. Maria Cunha

    Embora a educação em qualquer nível seja uma atividade essencial, penso que deveríamos aguardar pelo menos mais uma semana para reabrir as escolas.

  3. Pingback: Urgência de projeto é aprovada pela Câmara para que se evite a descontinuação de aulas presenciais | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s