Tecnologia

Apple Glass terá tecnologia contra acidentes e impactos

Patente indica que o óculos terá formas de impedir que o usuário consiga colidir com paredes, objetos ou até carros.

Segundo informações da revista Apple Insider, ainda não totalmente oficializadas pela Apple, foram registradas inovações para seu futuro produto: o Apple Glass. Um dos principais pontos seria diminuir o número de acidentes proporcionados pelos óculos smart de realidade aumentada (AR). O projeto aponta uma maneira de notificar o usuário quanto a possíveis impactos com objetos, incluindo colisões com carros, sem a necessidade de se tirar os óculos para isso.

O Apple Glass é o mais novo projeto tecnológico da Apple (Foto: Reprodução/MacRumors)

Há outros pontos presentes neste novo produto da Apple, como o desenvolvimento de experiência audiovisual com a música e funções hápticas (relativas ao tato) e também reparação quanto a estrutura, que são aspectos tratados com muita importância pela empresa.

Tanto essa quanto outras ideias que já foram patenteadas em projetos anteriores traçam o que é possível de se esperar do Apple Glass, e já há especulação para o seu lançamento nos próximos anos.

O aparelho vem com tecnologia micro OLED (em vez de LCD e OLED), visando conseguir uma menor espessura e menor gasto de energia, ganhando melhor performance e resolução. Os óculos terão aparência tradicional, integrando visores para sobrepor nas lentes as mensagens, notificações de aplicativos, mapas etc. Os painéis deverão apresentar menos de uma polegada.

O consultor de segurança da informação e sócio da empresa Netbrax Tecnologia, Nicolas Eller, comenta sobre essas inovações tecnológicas e diz não saber se vai virar uma moda ou não. Ele cita o exemplo dos smartfones com os tablets como uma comparação para o que se pode esperar do Apple Glass.

“Eu não sei se será a nova moda, mas todo produto lançado no mercado em grande escala precisa de uma testagem. É na testagem que se vê se aquela moda vai pegar. A gente teve aí uma era em que foram lançados os tablets, logo depois dos smartfones e todos falaram que todos só usariam os tablets e que esse seria o futuro, mas vimos que o mercado acabou se adaptando mais ao uso de smartfones. Apesar de ainda usarmos tablets hoje, o mercado principal é o de smartfones. As pessoas não trocaram devido à praticidade e à facilidade. A mudança para um óculos é uma mudança muito contundente. Pode dar certo, mas também é possível que não aconteça uma adesão do mercado que está bem adaptado aos smartfones atuais”, afirma Nicolas.

Outras formas estão sendo analisadas, para proporcionar uma experiência imersiva à quem gosta de ouvir músicas e ter a interação com os óculos da Apple. A ideia mais defendida é a de que em qualquer exibição na tela haja interação com o som, assim os olhos ficariam ocupados enquanto a música está tocando, complementando-se assim o que se está sendo reproduzido. Ainda é importante salientar que a estrutura também tem sido moldada, afim de consertar a distância entre as lentes, para que qualquer rosto consiga se encaixar perfeitamente.

Ainda não há informações oficiais sobre lançamento pela própria Apple sobre esse novo produto, apenas a revista Apple Insider tem soltado algumas poucas informações e quem trabalha no projeto assina um termo de não divulgação, para garantia de sigilo.

Confira abaixo um vídeo simulando como seria o Apple Glass.

LEIA TAMBÉM: Nomofobia: doença atrelada à tecnologia tem afetado parte da sociedade
LEIA TAMBÉM: Chegada da tecnologia 5G e briga comercial entre China e EUA

Rafael Barreto – 8º período

2 comentários em “Apple Glass terá tecnologia contra acidentes e impactos

  1. Pingback: Novo Programa Nacional de Tecnologia é anunciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação | Agência UVA

  2. Pingback: LG decide parar fabricação de celulares globalmente: decisão também afeta o Brasil | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s