Educação

Enem 2020: Candidatos do grupo de risco da Covid-19 podem fazer a prova em salas separadas

A solicitação deve ser feita até o dia 7 de janeiro pela Central de Atendimento do INEP

Candidatos com maior risco para a Covid-19 que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 têm o direito de solicitar atendimento especial durante a aplicação do exame. Entre os que podem fazer as provas em salas separadas estão os obesos, diabéticos, cardíacos, asmáticos ou aqueles que possuam alguma doença crônica.

A informação oficial foi dada pelo presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Camilo Mussa, deixando de forma clara que quem for prestar o Exame e estiver num dos grupos de risco pode entrar em contato, ligando para a Central de Atendimento pelo número 0800616161 até no máximo dia 7 de janeiro, quando faltará apenas 10 dias para o início da prova.

“É um canal que sempre existiu para o candidato fazer solicitações depois do período de inscrição. Analisaremos os pedidos de quem precisa ficar isolado ou em espaços com menos pessoas”, afirma Camilo Mussa.

No caso de idosos, que também fazem parte do grupo de risco, não é preciso contatarem a central, visto que a Covid é mais perigosa em pessoas de idade. Na inscrição do candidato será observada a data de nascimento e o INEP fará uma separação de candidatos com mais de 60 anos. O importante é deixar esclarecido que será um cuidado a mais com a intenção de diminuir o número de pessoas por sala. Estas solicitações de atendimento especial devem ser feitas apenas para quem realmente precise desse tratamento, seja por algum motivo de saúde específico ou ao comprovar que precisa de um distanciamento social maior.

As escolas do Rio que se adaptaram para receber os alunos durante a pandemia serão usadas no ENEM 2020. (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

Para Manuela Oliveira, 20 anos, que irá prestar o ENEM 2020 para o curso de Medicina, ainda não dá para se dizer como será o exame se for comparar com os dos últimos anos, quando não existia o problema com a pandemia do Coronavírus. A estudante também comenta que as medidas escolhidas para evitar a proliferação do vírus são eficazes para que a prova não seja cancelada e nem prejudique a saúde de ninguém.

“Eu não sei o que esperar do exame ainda. Mas acho que as medidas de segurança são super importantes e necessárias. Apesar de poder acabar sendo um pouco incômodo, não tem o que fazer. Acredito que é uma medida eficaz sim. Algumas pessoas podem depender da prova esse ano, e como não há outra opção, é melhor que seja da maneira mais segura possível. Não sei qual outra medida poderia ser aplicada, além da prova digital também, para quem pode”, afirma Manuela.

Antes mesmo da pandemia, o canal de contato com a Central já havia recebido casos especiais como deficientes, gestantes, lactantes, idosos ou alunos de classes hospitalares que tinham a possibilidade de pedir alguma forma específica de atendimento. Dentre as solicitações, por exemplo, máquina de escrever em braile e cão-guia destinado a cegos e ainda bomba de insulina visando diabéticos. Atualmente, alguns casos específicos não são previstos pelo edital, mas é possível resolver ligando para a central.

A reaplicação do ENEM para os pacientes com Covid é prevista no edital, os pacientes devem informar através da página do participante o diagnóstico até um dia antes da prova ser realizada, como também em casos de outras doenças de rápida transmissão como coqueluche, difteria, varíola, influenza A e B, sarampo, rubéola e varicela. O INEP ainda irá analisar a possibilidade da participação do candidato na reaplicação do ENEM na forma impressa, que está sendo prevista para fevereiro de 2021.

Professor e diretor de extensão/agência de oportunidades do Instituto Federal Fluminense do campus Campos Centro, Alex Cabral comenta quais são suas expectativas para a realização do ENEM em janeiro de 2021, prezando as dificuldades enfrentadas, mas que tiveram que acontecer devido à pandemia.

“Minha expectativa com a realização do ENEM em janeiro é que muitos estudantes serão prejudicados por conta da paralisação das aulas presenciais no ensino médio. Apesar de termos uma educação à distância tanto no ensino público quanto no privado, nós sabemos as dificuldades que o ensino público tem presencialmente. No ensino público à distância, essa dificuldade potencializa. Muitos estudantes não têm acesso ao meio digital e às tecnologias por não ter condições financeiras. Um estado que não tem recursos para poder financiar a inserção tecnologia desses estudantes para que eles possam ter um ensino de melhor qualidade. Então vejo que, novamente, infelizmente as diferenças irão aparecer muito mais agora no ensino remoto do que quando tínhamos o ensino presencial, diante das dificuldades que um aluno da escola privada não tem. É lastimável, porém é por força de uma pandemia inesperada que pegou o país, o estado, as prefeituras de surpresa. Infelizmente, essa é a expectativa que nós temos”, afirma Alex.

A realização do ENEM 2020 irá começar com a solicitação de atendimento especial até o dia 7 de janeiro. As provas de forma impressa serão realizadas entre os dias 17 e 24 de janeiro. A prova digital será feita entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação da prova será nos dias 24 e 25 de fevereiro, para pessoas que foram prejudicadas por algum problema. E, por fim, os resultados do exame serão postados a partir do dia 29 de março.

LEIA TAMBÉM: Rede Municipal de Ensino do Rio retorna com aulas presenciais

Rafael Barreto – 8º período

1 comentário em “Enem 2020: Candidatos do grupo de risco da Covid-19 podem fazer a prova em salas separadas

  1. Pingback: ODS nº4: Brasil e seu mais alto degrau | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s