Geral Sociedade

Dia do Servidor Público: assunto é um dos mais comentados nas redes sociais

Data foi marcada por elogios e reflexões sobre os funcionários públicos e suas condições de trabalho

É comemorado hoje, 28 de outubro, o dia dos profissionais empregados em órgãos e entidades governamentais. O tema foi um dos mais comentados nas redes sociais e um dos “assuntos do momento” no Twitter, nesta quarta-feira (28). Muitos usuários parabenizaram os servidores pelo dia comemorativo, e outros aproveitaram a data para, além de homenagens, mencionarem as dificuldades encontradas por eles no trabalho.

Um fator que também gerou mobilização nas redes neste dia, foi a Reforma Administrativa proposta pelo Governo no mês de setembro. A ação prevê a alteração de regras para os futuros servidores, como o fim da aposentadoria compulsória como modalidade de punição. Muitas pessoas contrárias à proposta se manifestaram.

O funcionário público Fábio Rodrigues, de 46 anos, que trabalha como Fisioterapeuta Cardiorrespiratório no Sistema Único de Saúde (SUS), diz que o objetivo principal dos servidores é a assistência a sociedade, e comentou ainda a dificuldade encontrada pelos profissionais da área da saúde durante a pandemia de Covid-19.

“São os funcionários públicos que servem a população sem ter benefício extra para tal. Trabalho há 25 anos na área, acredito que realizamos tudo sempre com muita responsabilidade. O servidor público da saúde, principalmente nesta pandemia, não mede esforços para atender a população até em situações adversas, sem material, com falta de quadro de funcionários, etc”, relata Fábio.

O bacharel em direito, Rodrigo Moraes, de 25 anos, estuda para concursos e tem uma grande vontade de se tornar servidor público. “É um desejo antigo. Sempre enxerguei o emprego público como possibilidade de ascensão social. Não como sinônimo de riqueza, mas sim uma melhor condição de vida de quem sempre foi pobre. Além disso, durante a faculdade sempre estagiei em órgãos públicos e tomei gosto pela coisa”, conta Rodrigo, que falou também sobre a importância do Dia do Servidor Público.

“É uma data fundamental para lembrarmos que os servidores públicos existem e que são necessários para a sociedade. Ignorar a sua existência é um atentado ao nosso estado republicano, principalmente nesse momento em que o Presidente da República não simpatiza com a categoria”, diz Rodrigo.

Vale ressaltar que o ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público, que seria nesta quarta-feira (28), foi transferido pela governo para a próxima sexta-feira (30).

José Paulo Sobral – 4° período

Revisão – Bárbara Souza

LEIA TAMBÉM: Posição do Brasil sobre aborto gera críticas e especialistas apontam “retrocesso”

1 comentário em “Dia do Servidor Público: assunto é um dos mais comentados nas redes sociais

  1. RENATO CARDOZO SOBRAL SILVA

    Parabéns aos servidores! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Deixe um comentário