Esporte

Estreia adiada na Fórmula 1

Mau tempo atrapalha, e filho de Schumacher não consegue participar de treino

Nesta última sexta-feira (9), dois pilotos da Academia da Ferrari, que atualmente competem na Fórmula 2, iriam pela primeira vez participar oficialmente de um evento da Fórmula 1 durante os treinos livres no GP Eifel no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

Os pilotos são o alemão Mick Schumacher, de 21 anos, que compete pela Prema Racing, filho do heptacampeão Michael Schumacher, que iria utilizar o carro da Alfa Romeo, e o britânico Callum Ilott, também de 21 anos, atualmente na UNI-Virtuosi Racing, que ocuparia o carro da Haas.

Callum Ilott antes da decisão de cancelamento dos treinos livres.
(Foto: reprodução/Instagram)

A decisão de ter pilotos da categoria abaixo treinando na Fórmula 1 não é rara, como relata o jornalista Rafael Lopes, comentarista de Fórmula 1 dos canais Globo. “A Fórmula 1 faz os testes de jovens pilotos sempre depois da última corrida do ano, em Abu Dhabi. Durante o ano, nos treinos livres, apenas pilotos com ligação com os programas de desenvolvimento dos times acabam andando. Ainda assim, apenas nas equipes menores.” Essa é uma das maneiras das equipes observarem como estão os jovens pilotos, que possivelmente irão integrar a categoria em um futuro próximo.

O fato curioso nesse caso, e que teria um gosto especial, é justamente o sobrenome de um dos pilotos: Schumacher. Um dos sobrenomes mais conhecidos da história da F1 estaria de volta a um evento da categoria principal desde que Michael Schumacher correu pela última vez, no GP do Brasil, em 2012.

No ano seguinte à sua aposentadoria, no dia 29 de dezembro de 2013, Michael Schumacher, com então 44 anos, sofreu um acidente de esqui nos Alpes franceses, que deixou o ex-piloto em coma. Atualmente, não há muitas informações sobre o estado de saúde dele, já que a família tem se esforçado para manter segredo da situação nesses últimos 7 anos.

Então, um GP na Alemanha, com Mick Schumacher, filho de um dos maiores pilotos de todos os tempos participando, seria de uma fácil comoção por parte dos maiores fanáticos do esporte, principalmente para o público local.

Porém, nada disso foi possível, a festa foi estragada pelas condições do tempo, com temperaturas abaixo do normal e neblinas que impediam a visibilidade na pista. A direção de prova não teve outra alternativa a não ser impedir os treinos, fazendo com a que a estreia de ambos os pilotos fosse adiada.

De acordo com alguns jornais que cobrem o esporte, a nova chance seria dada no GP de Abu Dhabi, o último Grand Prix do ano, juntamente com um terceiro piloto da Fórmula 2 e da Academia da Ferrari, o russo Robert Shwartzman, também piloto da Prema Racing.

A parte boa é que Mick não teve o fim de semana perdido. Além de assistir à corrida dos boxes, ele também teve um momento especial com o vencedor da corrida, o inglês Lewis Hamilton, que igualou o número de vitórias de Schumacher em 91, e recebeu um presente do alemão ao final da corrida.

Postagem no Instagram do Lewis Hamilton agradecendo ao Mick, e relembrando as corridas que assistia de Schumacher

Para Rafael Lopes, os três pilotos estão entre os maiores candidatos a assumir uma vaga no grid da Fórmula 1 no ano que vem. “Acho que o Mick Schumacher, claro. O russo Robert Shwartzman, o inglês Callum Ilott e o japonês Yuki Tsunoda têm chances. E o russo Nikita Mazepin corre por fora”, comenta. Schumacher hoje ocupa o 1º lugar na F2, seguido por Callum Ilott em 2º, Yuki Tsunoda em 3º, Shwartzman em 5º e Mazepin em 6º.

Especulava-se nas mídias internacionais inclusive que na mesma sexta-feira, no dia do treino, a própria Alfa Romeo iria anunciar o alemão como piloto principal para 2021. Recentemente, o chefe da equipe italiana, o francês Frédéric Vasseur, afirmou em uma entrevista coletiva que pretende decidir as duas vagas da equipe para o próximo ano ainda neste mês, e fez alguns comentários a respeito da participação de Mick em treinos futuros. “Não é tão fácil porque em Portimão todos terão que aprender a pista, e não é o melhor lugar para ceder o treino livre um, e Imola não terá o treino livre um. Então temos que avaliar em Istambul”, diz Vasseur. 

Para muitos fãs da Fórmula 1, a chegada de Mick Schumacher na categoria principal é uma grande jogada de marketing feita pela equipe, e o jornalista Rafael Lopes segue da mesma opinião. “Uma grande oportunidade de marketing, sem dúvidas. A Fórmula 1 já teve Bruno Senna (sobrinho) e Nelsinho Piquet (filho), além, é claro, dos campeões Damon Hill (filho de Graham) e Jacques Villeneuve (filho de Gilles). Ter um Schumacher de volta à F1 é uma enorme oportunidade para a categoria, ainda mais em uma equipe italiana como a Alfa Romeo.” Mesmo que o piloto tenha seus talentos, o sobrenome ainda segue sendo um dos fatores principais na possível escolha da equipe. “Claro que o fator marketing é o mais importante, mas Mick tem apresentado resultados na Fórmula 2. Ainda assim, me parece óbvio que ele tenha mais chances que os rivais sem um sobrenome importante. É assim que a banda toca”, comenta Rafael.

Mesmo que o marketing seja o principal fator, o jornalista alemão Kai Ebel, que cobre a Fórmula 1 para a RTL (emissora de televisão alemã) desde 1992, acredita que a chegada de Mick não terá influência na audiência na televisão, devido aos direitos de transmissão estarem saindo da TV aberta. “Ano que vem, será somente na TV paga. E devido a isso, é possível que, mesmo entre os germânicos, o número de pessoas assistindo a Fórmula 1 caia drasticamente.”

Ainda assim, a Fórmula 1 não para, e são diversos nomes buscando as poucas vagas restantes. Para alguns pilotos, faltam apenas detalhes para acertar a permanência na categoria, enquanto que os nomes já citados na matéria terão as duas corridas restantes na Fórmula 2 para provarem que merecem uma vaga no grid do ano que vem. 

Leia também: Los Angeles Lakers vence Miami Heat e se torna um dos maiores campeões da NBA

Lucas Bacil – 8º período
Revisada por Julia Barroso

0 comentário em “Estreia adiada na Fórmula 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s