Comunicação

Jornalismo multimídia é tema de live do JotaUVA Talk News

Canal do CasaCom Conecta, no YouTube, apresenta o jornalismo multimídia para estudantes da área

Na última quarta-feira (7), ocorreu o JotaUVA Talk News, uma live organizada pela AgeCom, que contou com a presença do jornalista Sandro Miranda, redator da Editora Globo e ex-aluno da Universidade Veiga de Almeida, e que foi mediada pela aluna Bárbara Barth.

O tema da live foi “Os desafios do jornalismo multimídia”. O jornalista contou um pouco das suas experiências profissionais e deu algumas dicas para o público que estava presente na transmissão e que também quisesse seguir esses passos.

Sandro Miranda contou que, desde o início, enquanto ainda era aluno da Veiga, sempre fez um pouco de tudo, e trabalhou nos mais diversos lugares, começando com estágio dentro da própria universidade, indo pro Lance, passando por Esporte Interativo, Turminha da Graça, CBF TV, e até como assessor de imprensa do UFC Brasil. “Mesmo que tenha suas preferências, não deixe de ficar de olho em tudo, porque pode surgir uma oportunidade e você pode acabar precisando”, recomenda.

Sandro Miranda e Bárbara Barth durante papo para o JotaUva Talk News

Para o jornalista, nessa profissão, é preciso sempre estar preparado para as mais diversas situações e adversidades, e contou que algumas coisas já aconteceram com ele, como precisar “enrolar” durante uma transmissão ao vivo, ou dar a sorte de estar com o passaporte e o visto em dia para cobrir um evento internacional que apareceu de surpresa. Mas Sandro também falou sobre a importância de que os jornalistas tenham noção de todos os acontecimentos do momento, para não serem pegos de surpresa, mesmo que o conhecimento seja básico. “Jornalista tem que saber um pouco de tudo, mas não tem que ser perito em tudo”, afirma.

Ao ser perguntado pela mediadora Bárbara sobre as dificuldades do jornalismo multimídia durante a pandemia da Covid-19, o convidado afirmou que, para ele, as mudanças não foram tantas, se comparadas às outras áreas que foram bastante afetadas. Mas fez questão de ressaltar que o jornalismo está sempre em constante mudança, e que, apesar das dificuldades que alguns estejam tendo, principalmente as grandes empresas, há várias áreas que estão surgindo também com um novo público. “Não são muitas (dificuldades) do período pré pandemia. O jornalismo de um modo geral está passando por transformações constantes”. Afirmou ainda que hoje em dia o social media, ou produtor de conteúdo, e um conhecimento em design gráfico são bastante valorizados.

No fim da live, Sandro respondeu a diversas perguntas feitas pelos que estavam assistindo, em que comentou sobre os bastidores de suas reportagens, alguns perrengues que passou, os prazeres do jornalismo esportivo, suas inspirações na área e até censura. Para quem perdeu a live, ela pode ser encontrada na página do YouTube da CasaCom Conecta.

LEIA MAIS: Curso de Comunicação da Veiga de Almeida completa 25 anos

Lucas Bacil – 8º período

0 comentário em “Jornalismo multimídia é tema de live do JotaUVA Talk News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s