Esporte

70 anos do Maracanã: Jornalistas Juca Kfouri e Marcelo Barreto participam de live comemorativa

Debate marca encerramento do IV Seminário Internacional do Leme, promovido pela UERJ

Uma live em comemoração aos 70 anos do Maracanã contou com a participação dos Jornalistas Esportivos Juca Kfouri e Marcelo Barreto no último dia do evento promovido pelo Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (Leme), da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.

O encontro virtual fez parte do IV Seminário Internacional do Leme, com o tema “#Maraca70: mídia, memória e patrimônio” e reuniu grandes nomes do Jornalismo esportivo, como o narrador da Globo, Luís Roberto, e a comentarista da Fox Sports, Vanessa Riche, nos dias 5 a 7 de outubro.

Além da conferência de encerramento, o último dia de seminário também contou com a historiadora Vivian Fonseca e com o antropólogo Arlei Damo em um debate sobre o patrimônio cultural que é o Maracanã e sobre os mega eventos que foram realizados nele. Já o evento principal, terminou em grande estilo. Jornalistas Esportivos consagrados, Juca Kfouri e Marcelo Barreto, falaram sobre as diversas transformações ocorridas no Maracanã ao longo do tempo, além de suas experiências mais marcantes no estádio.

Os Jornalistas concordaram que a última e maior transformação do Maracanã, feita para atender os padrões FIFA, restringiu a presença de torcedores com menor poder aquisitivo no estádio, e que todos assistindo aos jogos juntos, mas torcendo para times diferentes, como acontecia na arquibancada “geral”, faz muita falta nos dias de hoje. Por outro lado, Barreto acha que o local está mais confortável para os profissionais da comunicação do que em outros tempos.

O Professor Ricardo Ferreira foi o mediador do debate entre Kfouri e Barreto (Foto: Reprodução/YouTube )

Os debatedores também comentaram sobre eventos marcantes que aconteceram no estádio. Além de jogos que vão desde o milésimo gol de Pelé até o título da Copa das Confederações, em 2013, eles dialogaram sobre momentos inesquecíveis, como a abertura e o encerramento das Olimpíadas do Rio, em 2016. No entanto, Juca Kfouri diz que outras programações no estádio como shows não colaboram para o espetáculo principal, a partida de futebol, já que o gramado acaba sendo bastante prejudicado.

Outras histórias marcantes do Maracanã foram relembradas, como uma partida amistosa com a presença de Pelé, a pedido da Rainha Elizabeth II, quando a monarca esteve no país. O estádio Mário filho também é de grande importância para a construção de grandes nomes do futebol brasileiro. Foi nele em que Assis e Washington se tornaram o “Casal 20” e que Roberto se tornou “Dinamite”, maior ídolo do Vasco.

A jornalista Natália Silva, de 25 anos, assistiu a palestra e conta que a escolha dos participantes foi “padrão Leme de qualidade”, com profissionais qualificados e reconhecidos. Ela comenta que se surpreendeu ao perceber o interesse do Kfouri e Barreto pela área acadêmica. No meio de tanto aprendizado, Natália afirma que um chamou sua atenção.

“Reforçou muito em mim a ideia de que o jornalista por trás da notícia faz toda a diferença no modo como as histórias são publicadas”, diz Natália.

Quando foram questionados sobre o futuro do Maracanã, ambos os debatedores disseram que provavelmente o estádio será administrado por clubes de futebol e esperam que torcedores com baixo poder aquisitivo possam voltar a marcar presença nos jogos no estádio, como acontecia antigamente, para comprovar mais uma vez que o espetáculo do futebol é uma paixão de todos.

João Henrique Reis e José Paulo Gonçalves – 4° período

1 comentário em “70 anos do Maracanã: Jornalistas Juca Kfouri e Marcelo Barreto participam de live comemorativa

  1. Pingback: Jornalistas e cientista político comentam caso Carol Solberg | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s