Da sala de aula

A alma das ruas pela tela do computador

O escritor, compositor e historiador, Luiz Antônio Simas, está utilizando esse período de quarentena para postar vídeos diários realizando a leitura de seu premiado livro “O Corpo Encantado das Ruas”

Esses tempos de quarentena não têm sido fáceis para ninguém, principalmente para aqueles que, assim como Luiz Antônio Simas, estão acostumados a viver nas ruas. Por conta disso, o historiador teve a ideia de postar vídeos diários nas suas redes sociais realizando a leitura do seu livro ‘O Corpo Encantado das Ruas’, dando assim um fôlego a esse cotidiano de isolamento social.

Luiz Antônio Simas, autor do livo “O Corpo Encantado das Ruas”. (Foto: arquivo pessoal)

Morador da Tijuca e grande frequentador das ruas e bares do Rio de Janeiro, Simas diz não ser apenas um historiador da rua, mas viver na rua. Tanto que muitas de suas palestras ocorrem em bares e praças públicas, fugindo um pouco do tradicional ato de palestrar em universidades, lugar ao qual ele também está bastante habituado.

Com uma capa que imita os sacos de doce distribuídos na época de São Cosme e Damião, ‘O Corpo Encantado das Ruas’ é uma verdadeira ode às ruas do Rio de Janeiro. São 42 textos sobre o subúrbio e toda a força que emana de suas encruzilhadas. Em cada vídeo, Simas comenta um trecho do livro, tentando destrinchar as amarrações e nuances que ele apresenta, fazendo com que seus leitores tenham novas percepções e reflexões.

Imagem retirada da Internet

Como é o caso do estudante Pedro Cardoso, 22, que já havia lido “O Corpo Encantado das Ruas”, mas só após os vídeos conseguiu captar certas referências presentes nos textos. “Os vídeos do Simas têm sido muito esclarecedores para mim. Seus textos, apesar de serem uma leitura leve, têm certa complexidade, que muitas vezes vão além da minha compreensão”, conta. Nesse tempo distante das ruas, as lives de Simas também têm sido um deleite para o estudante. “Devido ao isolamento social, estou longe da rua, que, sem dúvida é o lugar onde me sinto mais feliz. Com o Simas, minha saudade até aumenta, mas me conforto com as lembranças felizes”.

“O Corpo Encantado das Ruas” é feito por quem ama as ruas carioca para quem também as ama. “A forma como Simas retrata as ruas, os saberes populares, a história às vezes esquecida da nossa cidade, me atrai e emociona demais. Se encaixa com a visão que tenho do Rio de Janeiro, principalmente por ser da Zona Norte e por eu me ver em trechos que falam dessa vida suburbana. Além disso, tem toda a questão da valorização das riquezas desses saberes populares, de resgatar uma história suprimida ou desgastada”, explica a estudante Carol Lessa, 22, que conheceu o autor por meio de pessoas do seu círculo de amizade que o acompanham nas redes sociais.

“O livro sempre aparecia para mim, assim como trechos e tweets dele com pensamentos e posicionamentos que eu sempre achava e ainda acho interessantes”, acrescenta Carol. De maneira orgânica, como o ensinamento das ruas é passado de geração para geração, a popularização do livro se deu com a identificação visual e narrativa que resgata memórias, como a capa livro, e as ideias em comum do autor com os leitores.

*Matéria produzida pelo aluno Lucas Pires para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi.

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A alma das ruas pela tela do computador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s