Sociedade

Coronavírus: cariocas buscam novas diversões durante quarentena

Sem poder sair de casa, muitas pessoas estão se adaptando ao novo estilo de vida de forma criativa

Quando o tédio toma conta da mente e sair de casa para se divertir não é mais uma opção, os moradores do Rio de Janeiro precisam buscar novas, ou velhas, maneiras de se entreter durante a atual quarentena causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Diante de um momento em que dados preocupantes preenchem o noticiário diário, a criatividade e as brincadeiras em família vêm se tornando um dos únicos motivos para sorrir dentro da casa de Nathan Silva.

“Nós estamos aproveitando esse tempo livre em casa para reunir a família e fazer brincadeiras, tipo pique e pega, como nos velhos tempos”, conta.

(Foto: reprodução/arquivo pessoal)

Assim como muitos outros trabalhadores, Nathan foi demitido do seu trabalho de segurança por causa da quarentena. Foi diante dessa situação difícil que ele reencontrou na sua família uma forma de superar as dificuldades. “Tá sendo muito legal recuperar esse contato mais humano que a gente tinha perdido. Nem lembrava mais como era divertido brincar com a minha filha”, comenta. 

Atualmente desempregado, Nathan não gosta nem de pensar em como estaria o seu psicológico se ele não pudesse contar com a presença de outras pessoas. “Acho que é importante se distrair enquanto a gente espera essa situação ruim acabar. Ficar pensando demais nos problemas não vai resolver nada”, conclui ele.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: cientista político analisa medidas governamentais em meio à pandemia

LEIA TAMBÉM: Populares comentam divergências de governantes sobre a pandemia

Nathan pode não saber, mas ele está encarando a situação da melhor maneira possível, de acordo com a psicóloga Alice Gomes. Para ela, não é bom pensar demais nos problemas pessoais durante a quarentena em casa, pois isso pode ser prejudicial para o psicológico de uma pessoa.

“É normal ficar estressado e preocupado demais quando se está preso em casa, portanto, é importante que as pessoas possam distrair a cabeça de alguma forma para aliviar essas tensões”, destaca a profissional.

(Foto: reprodução/aquivo pessoal)

Enquanto uns buscam se divertir com a família, outros estão entrando de cabeça no mundo dos livros, como é o caso da estudante Maria Beatriz.

“Tenho aproveitado essa quarentena para ler todos os livros que nunca dediquei tempo para ler”, comenta.

(Foto: reprodução/arquivo pessoal)

Do outro lado da mesma casa, o irmão mais novo da Maria não perde uma chance para conversar e jogar videogame com os amigos da escola por meio da internet. “Mesmo sem poder sair de casa, eles continuam mantendo contato e brincando juntos no computador”, conta ela.

No caso de quem não tem interesse nesses tipos de entretenimento, a missão de se divertir dentro de casa fica um pouco mais difícil, porém nunca impossível para aqueles que são criativos, como é o caso da Amanda Carvalho, além de cuidar de três filhos, ainda montou uma mesa de Ping-Pong improvisada dentro da própria casa.

“Peguei uma mesa antiga e coloquei uma fila de papéis higiénicos para simular a rede. Não é o ideal, mas a gente se vira com o que tem”, brinca.

(Foto: reprodução/arquivo pessoal)

Os casos de Nathan, Maria e Amanda são simples, mas demonstram muito bem a criatividade que os brasileiros têm explorado para distrair a cabeça durante essa longa quarentena. Não importa como, quando ou onde for. Separar um tempinho para se divertir pode ser o melhor remédio para enfrentar tempos tão difíceis.

LEIA TAMBÉM: Home office: desafios e regalias durante a quarentena

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: psicóloga dá dicas de como lidar com home office e solidão na quarentena

Rhuan Bastos – 7º período

1 comentário em “Coronavírus: cariocas buscam novas diversões durante quarentena

  1. Pingback: Coronavírus: Populares relatam problemas durante isolamento | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s