Esporte

Jogos Olímpicos são oficialmente adiados

Após pressão de atletas e federações, Jogos Olímpicos devem acontecer em 2021

Por conta da pandemia da Covid-19, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na manhã da última terça (24) o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceriam entre julho e agosto de 2020. Após protestos dos atletas, discussões entre as federações nacionais e até ameaças de boicote, foi decidido que os Jogos serão disputados em uma data até o meio de 2021. Foi proposto que a tocha olímpica permaneça na cidade de Hiroshima, até o retorno do revezamento.

O adiamento já era esperado, tendo em vista que outros grandes eventos esportivos que aconteceriam no mesmo período também foram suspensos, como a Copa América e a UEFA Euro 2020. Espantosa mesmo foi a demora para a tomada da decisão, que tem como principal motivo as renegociações de contratos de patrocínio: só de empresas japonesas são mais de 100, fora as verdadeiras fortunas pagas pelos canais de TV dos Estados Unidos. Outro problema para o COI é a marca dos jogos, que, caso sejam disputados em 2021, continuarão com o nome “Tokyo 2020”, já que milhares de medalhas, camisas e outros produtos já foram fabricados com a marca.

Mesmo com demora, COI opta por adiar os Jogos Olímpicos.
(Imagem: Reprodução/Twitter Tokyo 2020)

Antes mesmo do anúncio oficial do adiamento dos Jogos, atletas e federações de vários países já haviam declarado que eram contra o início dos jogos na data original (24 de julho de 2020). Os principais executivos esportivos da Austrália e do Canadá declararam que não participariam caso os Jogos fossem disputados na data original. Além disso, uma pesquisa feita pelo Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos mostrou que entre 4 mil atletas entrevistados, 78% eram favoráveis ao adiamento.

Alívio especialmente para os atletas

Como principais interessados nos Jogos Olímpicos, os atletas manifestaram sua opinião sobre o adiamento das competições desde o início da pandemia. O treinador de lutas Rogério de Freitas comenta sobre o ponto de vista dos atletas: “Sobre o adiamento, não tinha outra opção. Apesar de as Olimpíadas serem o sonho de todo atleta, hoje, não tem a menor condição de colocar mais de 5 mil atletas do mundo todo dentro de uma vila olímpica. Simplesmente, não é seguro. Se tiver alguém infectado lá dentro, vai ser um caos. Além disso, tendo competição em julho, onde os atletas iriam treinar, com todas as academias fechadas?”, questiona.

A velocista holandesa Dafne Schippers, uma das favoritas para medalhas nos 100 e 200 metros, publicou em sua conta no Twitter dizendo que tudo deve ser feito para vencer o coronavirus, e que espera comemorar ainda mais no próximo ano. Além dela, outros atletas como o velocista brasileiro Paulo André e o decatleta francês Kevin Mayer também se declararam favoráveis quanto aos jogos em 2021.


Alisson dos Santos, ex-corredor de rua, concorda que os jogos aconteçam apenas 2021.”Acho que o ideal é que os Jogos sejam mesmo no meio de 2021. Se for no fim deste ano, vai bater com o inverno deles, que é muito pesado para um surfista ou até para correr uma maratona, o nível cai muito”, comenta.

A editora do blog FimdeJogo, Cris Dissat, acredita que o momento é de paralização global: “O que está acontecendo não tem precedentes. Só em uma guerra houve o cancelamento das Olimpíadas. O Japão tem estrutura para renegociar e remanejar os Jogos para 2021. Empresas que se programaram para mandar equipes vão ter que reformular seus projetos. Não é um caso específico de competição. O mundo está refletindo sobre o que é importante no momento: vidas”, comenta.

Dessa forma, com os Jogos oficialmente adiados, fica a expectativa sobre quando será disputada competição. Por conta das transmissões da TV dos Estados Unidos (principal patrocinadora), dificilmente, os Jogos ocorrerão no fim deste ano ou no início do próximo, já que é a época mais concorrida dos esportes americanos, com NBA e NFL em suas fases finais. Portanto, a data permanece em aberto, o que ainda deve gerar muitas discussões.

Daniel Fernandes – 8° Período (aluno colaborador)

0 comentário em “Jogos Olímpicos são oficialmente adiados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s