Cultura

Com teatros temporariamente fechados, rede social vira palco para artistas

Perfis utilizam ferramenta "ao vivo" de Instagram e Facebook para manter contato com público

Com a pandemia mundial do Covid-19 (coronavírus) colocando as pessoas de quarentena e adiando eventos no mundo inteiro, artistas, comunicadores e professores buscam uma maneira de manter contato com seu público. Diante disso, uma solução encontrada para não ficar em casa sem ter o que fazer é o entretenimento virtual: perfis de redes sociais estão disponibilizando histórias para crianças, aulas de yoga e muitas outras atividades. Como a plataforma do Instagram tem os recursos ao vivo e igtv, programação é que não vai faltar.

Para quem tem filho pequeno em casa, esses eventos virtuais surgiram como grandes aliados para ajudar no dia a dia das crianças durante a quarentena. É o que conta a Kelly Oliveira, recepcionista, que tem duas meninas em casa: “Acho uma iniciativa boa, um jeito de prender a atenção das crianças, já que vão estar em casa ociosas. Elas estarão com sua atenção totalmente voltada para os contos”, disse.

Para o comediante de stand up Jean Gomes, que teve quatro dos seus shows cancelados por causa da pandemia, esse projeto é válido, já que em meio as dificuldades, vê nas redes sociais uma forma de levar alegria para as pessoas e uma boa oportunidade para ajudar na conscientização:

“É uma boa iniciativa, já que as pessoas não podem sair para nos assistir. É bom também porque conseguimos passar mais informações e ajudar as pessoas a levarem a sério essa pandemia”, conta o comediante.

Jean acredita ainda que a plataforma da rede social pode ajudá-lo para despertar interesse no público. A ideia é que, depois desse período, o público vá conhecer pessoalmente seu trabalho: “O bom de fazer lives, igtv, é que você pode falar coisas que não consegue encaixar no texto que é usado em shows. Com isso, o público fica curtindo suas postagens e fica curioso para assistir seu show de stand up comedy”, conta.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: os impactos da primeira pandemia na era das redes sociais.

A Produtora Cultural, Priscila Cardoso, fala que a interação, mesmo num mundo virtual, serve para aproximar o artista e o público, e também levar a cultura não só de teatros, mas de todos os eventos que possam existir, promovendo um pouco do trabalho deles: “Podemos levar nosso trabalho, mesmo que de uma maneira reduzida, para um público extenso. São pessoas de toda parte do país, consumindo, compartilhando e aprendendo através dessas ações”, disse.

Apesar da grande utilização das ferramentas sociais durante a quarentena, Priscila já circulava bastante nas redes sociais no dia a dia. Segundo ela, os profissionais constantemente movimentam o Instagram, Facebook e outras plataformas para manter o contato com seu público alvo: “Ficamos um longo período do nosso dia interagindo nas redes. Por isso, é importante a criação de conteúdo para cada tipo de rede social, fazendo ativação do projeto/marca e interagindo com o público de forma simples e eficaz”, completa a produtora.

Fafaconta” é um exemplo de quem encontrou nas redes sociais uma forma de continuar o trabalho. Ela é atriz e atualmente possui quase 54 mil seguidores em sua conta no Instagram. Conhecida como contadora de histórias para crianças, disponibiliza seu tempo para abrir uma live em seu perfil para manter contato com seus seguidores. Em uma postagem, ela incentiva seus seguidores a ficarem em isolamento, pois acredita que quanto mais cedo as pessoas se afastarem, mais cedo irão ter contato.

Enquanto é preciso que a população obedeça a recomendação de cumprir o período de isolamento, as redes sociais têm sido palco para promover diversos eventos. Têm surgido lives com stand up, com contação de histórias e muitas outras, que, certamente, estão ajudando a preencher os dias de quem está em casa.

Hudson Lisboa – 6º período

1 comentário em “Com teatros temporariamente fechados, rede social vira palco para artistas

  1. Raíssa Quintanilha

    Top!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s